Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Conheça o DCCP/CP

História

Em 20 de Julho de 1966, a Assembléia-Geral Extraordinária da SBC, reunida em Recife, PE, discutiu e aprovou a criação de seus Departamentos Especializados, com o "objetivo de reunir e coordenar os membros da Sociedade que se dedicam ao estudo de determinado setor dos conhecimentos cardiovasculares".
               
Departamento de Cardiologia Pediátrica

Ainda na área de cirurgia cardíaca foi também notável o nível das apresentações relacionadas ao uso da circulação extracorpórea e de introdução das próteses valvares, dos enxertos homólogos de válvulas cardíacas e das técnicas de transposição atrial na correção de transposição completa dos grandes vasos.
                Os avanços terapêuticos invasivos na área da Cardiologia, e o emprego de medicação cardiológica para a mãe e o feto, suas repercussões no concepto e no recém-nato, constituíram aspectos importantes de estudo. Foram formados então cinco Serviços de Cardiopatia e Gravidez no Brasil: em São Paulo, no Instituto Dante Pazzanese, no InCor e na Escola Paulista de Medicina; em Pernambuco, no Hospital e Maternidade Barão de Lucena do Recife e, em Santa Catarina, na Faculdade de Medicina.
                As ideias sobre o atendimento cardiológico, a monitorização do parto e a atenção ao recém-nascido foram divulgadas na 1ª Jornada de Cardiopatia e Gravidez, organizada em São Paulo, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Contando com a participação de Luis V. Décourt, Adib D. Jatene, José Eduardo Souza, Michel Batlouni, Achileia Lisboa Bittencourt, Domingos Delascio, Dorival de Lucca e Hélio M. Magalhães, esse evento discutiu os principais aspectos das cardiopatias reumática, congênita, chagásica, esquistossomótica e hipertensiva. Suas atividades científicas foram gravadas em fitas-cassete e hoje, fazem parte das memórias desta realização.
                Era importante para o Grupo ser reconhecido como tal e foi assim pensando que se criou o logotipo (um coração estilizado, em vermelho, tendo no seu interior um feto de mais ou menos cinco meses e meio, em branco, com o seu coração, também estilizado, na cor vermelha). Este logotipo foi registrado, na Sul América Marcas e Patentes, com as palavras Cardiopatia e Gravidez, escritas em preto sob o coração, de propriedade do Grupo e da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
                Finalmente, foi exposto pela equipe de Adib D. Jatene, o trabalho original "Correção Anatômica da Transposição dos Grandes Vasos", em que são relatadas os sete primeiros casos desse defeito congênito submetidos a correção completa com transposição cirúrgica da aorta e da pulmonar, bem como das artérias coronárias. No XXXIII Congresso em Porto Alegre, 1977, o sucesso da técnica de Jatene começou a ser confirmado por outros centros.
                O Departamento de Cardiologia Pediátrica realizou seu I Encontro em novembro 1974 e, desde então, a cada dois anos, tratando de assuntos mais específicos da especialidade.

Grupo de cardiologistas-pediátricos e de cirurgiões cardiovasculares numa mesa redonda no III encontro Rio-São Paulo de cardiologia, no Rio de Janeiro, em maio de 1975. Notando-se, da esquerda para a direita, Geraldo Verginelli, Milton Meier, Munir Ebaid, Rachel Snitchkowvsky, Rady Macruz, Maria Vitória Martin, Cantídio Drumond Neto e Evandro Gonçalvez Lucena.

II Jornada brasileira de cardiopatia e gravidez, realizada em Florianópolis (SC) de 15 a 17 de agosto de 1985.

Fontispício do Boletim do Departamento de Cardiologia e Gravidez.

 

Registro fotográfico da primeira diretoria do departamento. Destacando-se da esquerda para a direita: Antoninho Sanfins Arnoni, Walkíria Samuel Ávila, Maria Hebe Nóbrega de Oliveira, Januário de Andrade e Ivan Lins Cordovil de Oliveira.

 

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2010
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br