Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Mensagem do Presidente


Caros amigos,

Estamos iniciando nossa gestão 2018-2019 e focaremos na continuidade e fortificação do trabalho histórico realizado há anos por cardiologistas desbravadores que se reuniram e criaram o nosso departamento na década de 70. O primeiro encontro científico ocorreu em 1974, e desde então, sucessivamente vários outros até se tornarem congressos.

Gostaríamos de agradecer e homenagear aos nossos precursores que delinearam e construíram uma base tão forte, alicerçados em uma semiologia rica, uma ausculta cardíaca preciosa e muito encantamento pelos defeitos congênitos e adquiridos. Temos a certeza de que sem o empenho e comprometimento desses mestres, a cardiologia congênita no Brasil não teria tamanha força de querer abraçar e tratar tantos pacientes. Muito ainda há de ser feito para conseguirmos cuidar das quase 30.000 crianças que nascem com defeitos cardíacos congênitos anualmente, porém, o mais importante foi plantado há décadas, quando alguns médicos cardiologistas estenderam seu coração para os destas crianças, iniciando esta especialidade que atualmente já se tornou uma referência. Entendendo a importância de valorizarmos a experiência de todos os presidentes das gestões anteriores em prol da fortificação de nosso departamento criaremos a comissão dos ex-presidentes da DCC/CP em nossa gestão.

A cardiologia congênita e pediátrica cresceu muito nestas décadas. Os avanços dentro da cardiologia clínica, preventiva, fetal, imagem cardiovascular, arritmias, cirurgia cardíaca, hemodinâmica, terapia intensiva e suporte de vida foram enormes. Cada vez mais os espectros de ação em todas as áreas vêm aumentando, pois é uma especialidade que se preocupa com o coração e a circulação no indivíduo em crescimento e desenvolvimento em muitas fases ao longo da vida, do feto ao adulto.

O número de especialistas na área também cresceu exponencialmente. Frente a este panorama é oportuno e produtivo, aumentar cada vez mais nossa união em benefício de nossos pacientes e de toda a população pediátrica. Desta maneira, a nossa gestão gostaria de contar com cada cardiologista que de alguma maneira está envolvido com a cardiologia pediátrica, congênita, adquirida e a prevenção por este Brasil afora, seja de pequenos ou grandes centros. Para isso, temos que nos aproximar mais uns dos outros e da população em geral, usando as redes sociais e a internet como meios saudáveis de comunicação e aprendizado contínuo, através de “links” para o nosso site que deverá conter palestras com especialistas, “chats”, esclarecimentos de dúvidas, acesso a artigos científicos e diretrizes da SBC, avisos e notificações para os sócios. Para tornar esta tarefa mais produtiva, iremos montar uma grade com consultores em várias áreas da especialidade e criar um facebook específico do departamento.

Este ano o Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica completa 25 anos, e nada melhor que realizar este evento junto à beleza natural de nosso país, nas praias do Nordeste. Sendo assim, o evento será coroado pelo sol e pelo mar em Maceió - Alagoas, nos dias 31 de outubro a 3 de novembro, sob a presidência do Dr. Ivan Romero Rivera, onde poderemos usufruir de palestras de alto teor científico, trocar experiência com os “experts” e confraternizar bons momentos entre amigos.

Honradas com esta nobre missão de manter o encantamento de nossa especialidade, contamos com o auxílio de todos durante nossa gestão para dar continuidade ao que as outras diretorias vêm proporcionando ao longo de tantos anos.

Todas as ideias e ações são bem-vindas, pois JUNTOS faremos o departamento de cardiopatias congênitas e cardiologia pediátrica (DCC/CP) ainda maior!

Atenciosamente,

Forte abraço

Andressa Mussi Soares - Presidente da DCC/CP gestão 2018-19

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2010
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br