Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Conheça o DCC/CP

GECIP - Grupo de Estudos sobre a Circulação Pulmonar

O Grupo de Estudos sobre a Circulação Pulmonar (GECIP) foi criado durante a assembléia do Departamento de Cardiologia Pediatrica (SBC/DCP) no 59° Congresso da SBC (Rio de Janeiro, 2004)), naquele momento sob a coordenação do Dr. Antonio Augusto Lopes (São Paulo), em colaboração com as Dras. Vera Aiello e Virginia Santana (São Paulo) e Angela Bandeira e Sandra Mattos (Recife), sendo esta última a atual presidente do departamento. 

O GECIP é aberto à participação e colaboração de todos os membros da SBC, tendo uma política de amplo diálogo entre os departamentos. Apesar de ter sido proposto no Departamento de Cardiologia Pediátrica, os interesses do grupo são amplos, abrangendo aspectos da Circulação e da Hipertensão Pulmonar em crianças, adolescentes e adultos. Além disso, problemas relacionados à hipertensão arterial pulmonar idiopática associada a cardiopatias congênitas, esquistossomose e outras formas de interesse do cardiologista estarão sempre em foco. 

Constituem metas prioritárias do grupo: 

- Fundamentar e atualizar o cardiologista com relação à Circulação e Hipertensão Pulmonar: novos conceitos fisiopatológicos e sua implicação no desenvolvimento de novas terapias. 

- Promover a educação continuada sobre o assunto, através da elaboração de diretrizes, organização de simpósios e edição de matérias no "site" da SBC. 

- Estimular e orientar a formação de centros de referência para o manuseio da Hipertensão Pulmonar, com ênfase ao aspecto multidisciplinar. 

- Estimular e orientar estudos sobre a Circulação Pulmonar, incluindo aspectos relacionados às Cardiopatias Congênitas, com ênfase ao caráter multicêntrico. 

- Prover informações que possam auxiliar autoridades governamentais em suas políticas dee saúde relacionadas à Circulação Pulmonar, no que diz respeito a aspectos diagnósticos e terapêuticos. 

Diretoria - Biênio 2020/2021
Presidente: Marcelo Luiz da Silva Bandeira (RJ)
Vice-Presidente: Gisela Martina Bohns Meyer (RS)
Tesoureira: Maria Virgínia Tavares Santana (SP)

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2010
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br