Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Mensagem do Presidente - Anteriores



Biênio 2016-2017

Prezados sócios,

É com alegria que iniciamos a nossa gestão para o biênio 2016/2017. Nossa especialidade vem apresentando um enorme avanço nos últimos anos, tanto nas áreas de pesquisa básica quanto nas de diagnóstico e terapêutica. O DCC/CP tem como uma de suas metas estimular a colaboração entre cardiologistas pediatras e profissionais afins, tanto do ponto de vista científico como do desenvolvimento profissional, com vistas a promover o crescimento da cardiologia pediátrica no Brasil.

Este ano haverá o nosso XXIV Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, sob a presidência da Dra. Cristiane Martins, em Belo Horizonte, MG, de 2 a 5 novembro. Os desafios são grandes, diante das dificuldades que o país enfrenta, mas certamente teremos um congresso de elevado nível científico. Será um momento de troca de experiências e também uma oportunidade para revermos amigos.

Além de dar continuidade aos projetos já iniciados na gestão anterior, estão entre os planos da Diretoria do DCC/CP:

1. Elaboração de uma diretriz com recomendações para o treinamento em cardiologia pediátrica e cardiopatias congênitas, a partir da discussão de uma comissão com representantes dos programas de residência médica credenciados no Brasil, com vistas a acreditação dos centros formadores.
2. Promoção de intercâmbio entre os centros, permitindo suprir eventuais deficiências em áreas especificas consideradas essenciais à formação do cardiopediatra.
3. Atualização das diretrizes já publicadas (Hipertensão Pulmonar, Febre Reumática e Prevenção).
4. Regularizar e retomar as atividades dos grupos de estudo vinculados ao DCC/CP.
5. Promover, em colaboração com a SBP, a educação continuada de pediatras e médicos atuando na atenção básica na identificação e encaminhamento precoces das cardiopatias congênitas.

Contamos com o apoio e colaboração de todos!

Maria Angélica Binotto
Presidente do DCC/CP biênio 2016/2017



___________________________________________________________________________________________________________________

Biênio 2014-2015

Prezados sócios,

É com grande satisfação que iniciamos a nossa gestão para o biênio 2014/2015. A cardiologia pediátrica cresceu expressivamente nos últimos anos, tanto no aprimoramento dos métodos diagnósticos não invasivos, como nas possibilidades dos tratamentos cirúrgicos e intervencionistas. Uma nova área também vem crescendo, a prevenção das doenças cardiovasculares, que se inicia na infância. Diante de tantas possibilidades, a Diretoria do DCC/CP espera realizar alguns projetos durante a sua gestão:

1- Elaboração da I Diretriz em Cardiologia Fetal e também da I Diretriz de Arritmias Cardíacas em Pediatria e Cardiopatias Congênitas em parceria com a SOBRAC .
2- Identificação dos centros formadores em Cardiologia Pediátrica, objetivando a padronização e regulamentação dos mesmos.
3- Criação do comitê responsável pela normatização dos critérios para acreditação dos centros formadores.
4- Fortalecer o reconhecimento e a valorização do Certificado de atuação em Cardiologia Pediátrica pelas entidades médicas, 5- Estimular uma atuação mais efetiva dos grupos de estudos GEPREV, GECIP e Cardiopatia Congênita no adulto.
6- Incentivar e apoiar a realização de atividades científicas via videoconferência, visando permitir a troca de experiências entre os diversos serviços existentes no país.

Para este ano, de 26 a 29 de novembro em Porto Alegre, teremos o nosso XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, sob a presidência da Dra. Estela Horowitz. Temos certeza que será um momento não só de trocar experiências e de atualização nos mais variados temas relacionados à cardiologia pediátrica e à cardiopatia congênita, mas também um momento de reencontrar amigos!
Esperamos que o DCC/CP seja um veículo de informação e comunicação entre os sócios. Utilizem o site para divulgar as atividades científicas realizadas nos seus serviços, como também compartilhar novidades cientificas.

Sejam bem vindos!

Isabel Cristina Britto Guimarães
Presidente do DCC/CP biênio 2014/2015


___________________________________________________________________________________________________________________

Biênio 2012-2013

Prezados Sócios:

O site do DCC/CP (Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica (antes Departamento de Cardiologia Pediátrica)) deve ser o nosso veículo de comunicação e a nova diretoria convida todos os membros do Departamento a colaborarem para que a nossa especialidade seja amplamente discutida, para que as novidades sejam aqui publicadas e compartilhadas.

A SBC, sob a presidência do Dr. Jadelson Pinheiro de Andrade, está se empenhando em auxiliar o DCC/CP e a cardiologia pediátrica brasileira.

O jornal da SBC, sob a coordenação do Dr. Fabio Vilas-Boas Pinto abriu espaço para que todos os departamentos científicos da SBC publiquem na Esquina Científica breves resumos de no máximo 700 caracteres com o que mais novo e atual surgiu em cada sub-área da Cardiologia. A publicação sempre será feita com assinatura de quem enviou e o seu respectivo cargo no departamento ou sociedade de especialidade. Os resumos devem conter título, fonte primária e referência. Todos os membros do DCC/CP são convidados a enviar resumos e colaborar com tópicos relevantes a todos os cardiologistas pediátricos brasileiros. Até o final de cada mês, poderão ser enviados os resumos para jornalsbc@cardiol.br ou diretamente para a diretoria do DCC/CP (esh.voy@terra.com.br) .

Além disso, o jornal da SBC também convida todos a divulgarem notícias sobre eventos, cursos ou outras atividades relevantes para serem inseridas na seção Departamentos. Até o final de cada mês, enviem textos de até 1.500 caracteres com espaço e fotos diretamente para o e-mail acima ou para a diretoria do DCC/CP.

Neste ano de 2012 teremos a XXII edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia Pediátrica, o IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica e o IV Forum de Cardiopatias Congênitas no Adulto. Será introduzido o I Forum de Cardiologia Pediátrica Intervencionista voltada para o cardiologista pediátrico.

O congresso será em Foz do Iguaçu, sob a presidência do Dr. Nelson Miyague, de Curitiba. A promessa é de um evento de alto nível, com várias atrações científicas, ecológicas e sociais. Acompanhem no site as notícias.

Aproveitem a oportunidade de compartilhar as novidades científicas, assim como os eventos de seus hospitais e de suas regionais enriquecendo o nosso conhecimento científico.

Estela Suzana K. Horowitz
                Presidente do DCC/CP 2012-13


___________________________________________________________________________________________________________________

Biênio 2010-2011

Antes de mais nada, gostaríamos de dar as boas vindas aos sócios do Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica e convidá-los a conhecer o novo site que foi reestruturado visando oferecer maior agilidade e mais comodidade durante sua utilização.

Ao longo dos anos e com os avanços da cirurgia cardíaca pediátrica, além da contribuição dos métodos diagnósticos e da evolução dos cuidados pós-operatórios, a cardiologia pediátrica, que no passado atendia crianças nascidas com defeitos cardíacos congênitos ou portadoras de cardiopatias adquiridas na infância, passou a atender pacientes desde o período fetal até idade adulta.

Pudemos observar, nas últimas décadas, um interesse crescente de profissionais envolvidos com atendimento desse grupo de pacientes. No início do desenvolvimento da nossa área de atuação a maioria absoluta era composta por cardiologistas e poucos pediatras se dispunham a tratar de crianças cardiopatas. Já nos dias atuais observamos uma inversão nessa proporção com um número cada vez maior de pediatras trabalhando, pesquisando e disseminando os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.

A possibilidade de se ter cardiopediatras com formação em cardiologia ou em pediatria diferenciou importantemente nossa atuação e permite oferecer aos pacientes uma abordagem mais completa, desde a vida intra-uterina e período neonatal até os aspectos de prevenção de doença cardiovascular.

Esperamos que todos possam aproveitar o novo site, navegando pelos diferentes links , e colaborando com sugestões que possam beneficiar a todos, especialmente aos nossos queridos pacientes.

Sejam bem vindos e aproveitem!!!

Dra. Ieda Jatene

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2010
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br