Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Atas

Ata 2010

ATA DA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DO DEPARTAMENTO DE CARDIOPATIAS CONGÊNITAS E CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA (DCC/CP) DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (SBC).

Aos doze dias do mês de novembro de 2010, às dezenove horas e trinta minutos, foi iniciada a assembleia ordinária do Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica da SBC que foi presidida pela Dra. Ieda Jatene que é a presidente do Departamento e fizeram parte da mesa a Dra. Isabel Guimarães, presidente do Congresso e Vice-presidente do departamento , a Dra. Estela Horowitz diretora científica, a Dra. Isabela Giuliano, diretora financeira e a Dra. Tâmara Martins, diretora administrativa.

Os seguintes tópicos foram discutidos detalhadamente durante a reunião:

a) comunicação da mudança do nome do departamento, b)site, c)nova diretoria 2012-2014, d)novo estatuto, e)situação financeira, f)congresso de Salvador e os próximos congressos, g)prêmios, h)grupos de estudos, i)regulação das residências e normatização dos estágios.

A Dra. Ieda comunicou que na assembleia de 2008 foi decidido mudar o nome do Departamento de Cardiologia Pediátrica (DCP) para Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica cuja sigla será DCC/CP e sugeriu que o LOGO do Congresso fosse o oficial do departamento. O que foi aprovado pela assembleia.

A Dra. Estela demonstrou as alterações do SITE que está sendo confeccionado pela Gerência de Tecnologia da SBC com uma interface mais amigável e com acesso aos diferentes links.

A Dra. Tamara Katina questionou a cor verde do logo e a Dra. Isabel explicou que eram as cores que representavam o país.

 Em seguida foi apresentada a futura diretoria eleita para o biênio 2012-2014 que é composta pelos seguintes membros: Presidente: Dra. Estela Suzana K. Horowitz
Diretora de Comunicação: Dra. Simone R. Pedra.
Diretora Científica: Dra. Isabel Guimarães.
Diretor Administrativo/Financeiro: Dr. Luís Carlos Simões.

Além da apresentação da diretoria futura foi comunicado que no momento oportuno as chapas para o biênio 2014-2016 deverão ser apresentadas e que a eleição será realizada pela internet.

Novo estatuto:
O regimento interno é antigo e precisaria de uma adequação para a situação atual e foi decidido pela assembleia que o estatuto de 2006 que foi votado para a formação da sociedade seria adequado e colocado no site em trinta dias para definição.

Situação Financeira:
A situação financeira em 31/10/2010 do Departamento era de R$296.569,46 e com a receita do Congresso aumentou para R$ 473.158,46.

Em relação aos sócios o número dos adimplentes 132. A inadimplência é muita elevada aproximadamente 400 .

A Dra Sandra Pereira questionou como seria feita a abordagem destas pessoas. A Dra. Ieda explicou que seria por mala direta o qual explicaria as vantagens de ser sócio do DCP/DC.

A Dra Vera Aiello sugeriu atualizar a listagem dos sócios.

A Dra Renata Cassar comentou que não havia representante da SBC no Congresso o que seria um estímulo para aumentar o número de sócios. Foi explicado que infelizmente neste Congresso por problema de saúde da nossa secretária não houve tempo para uma substituição.

A Dra Nadja Arraes questionou se havia necessidade de se associar a SBC ou a SBP para se tornar sócio do DCP/CP. A Dra Ieda explicou que é obrigatória a associação a sociedade mãe.

Próximo Congresso em 2012:

O Dr. Marcelo Salum defende a candidatura de Bonito que é um lugar muito bonito com diz o nome.

A Dra Claúdia questionou sobre a estrutura de vôos e rede hoteleira e que seria um congresso muito caro. A Dra. Ieda concordou e explicou que Bonito seria um congresso muito dispendioso em relação a estrutura e financiamento.

O Dr. Carlos Pedra explicou que a prioridade do congresso é científica e que a estrutura e a facilidade de acesso são pontos importantes.

A Dra. Ieda sugeriu a criação de uma comissão científica nacional permanente, porém também seria necessário uma comissão local.

O Dr. Edmar Atik devido ao rodízio sugeriu que a cidade fosse Campo Grande.

O Dr. Foronda explicou que tanto Bonito como Campo Grande teriam as mesmas dificuldades.

Foi sugerido antecipar o Congresso de Porto Alegre. Mas devido ao Congresso Brasileiro do próximo ano se realizar em Porto Alegre e a ausência do Dr. Daudt que é o presidente do Congresso, a data foi mantida.

A Dra. Isabel chamou atenção para a necessidade uma comissão nacional no sentido de profissionalizar o Congresso na comercialização das empresas.

O Dr. Marcelo explicou que o congresso em Campo Grande /Bonito teria como ponto positivo descentralizar o país. Porém devido aos pontos negativos em relação à estrutura, ao transporte aéreo e a um comitê científico local fraco a candidatura de Campo Grande seria retirada.

O Dr. Carlos Pedra questionou se a realização do Congresso em locais menores desenvolveria a cardiologia pediátrica.

A Dra. Cleonice respondeu que era possível e deu como exemplo o último Congresso Mundial de Cardiologia Pediátrica que se realizou em uma cidade pequena e que apresentou um bom resultado e que isto dependeria mais do grau de envolvimento do presidente e de sua equipe.

Houve sugestão de suspensão do Congresso em 2012 e a substituição por um simpósio.

O Dr. Edmar explicou que isto quebraria a continuação dos congressos e sugeriu a realização de um evento menor em 2012.

A Dra. Renata Cassar sugeriu a cidade de Curitiba.

O Dr. Nelson Miyage concordou que Curitiba poderia assumir o Congresso e o que presidente seria discutido posteriormente.

A Dra. Sandra Mattos, candidatou Recife para resolver um problema pontual.

A Dra. Andressa M. Soares sugeriu que Campo Grande assumiria em 2014. E o que ficou decidido foi: 2012 em Curitiba, 2014 em Campo Grande (se houver condições estruturais o que deverá ser discutido no Congresso em 2012), 2016 em Porto Alegre e 2018 em Belo Horizonte.

Prêmios:

No valor de R$ 1.000,00 para melhor tema livre Raquel Snitcowsky e de melhor pôster Helder Paupério.

Revistas internacionais: foi comunicado a renovação do contrato com a Cambridge para 2011 no valor de USD 10.000,00.

Dr. Foronda sugeriu a criação de um registro de Kawasaki com uma ficha para o levantamento na página do site do departamento.

Grupos de Estudo:

Foi oficializado o grupo de estudo em cardiopatia congênita no adulto: GECCA e sugerida a criação dos seguintes grupos :

1. Febre Reumática- Presidente: Cleusa Lapa.

2. Atividade Física- Presidente: Eliane Cattani

3. Miocardiopatia- Presidente: Maria Veronica dos Santos

4. Fetal- Presidente: Sandra Mattos

Dra. Ieda sugeriu a mudança da presidência dos grupos, juntamente com a diretoria do DCC∕CP.

O Dr. Carlos Pedra sugeriu e foi aprovado a realização do I Forum de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista Pediátrica em 2012 durante o congresso de 2012.

Em seguida, a Dra. Isabela Giuliano comentou sobre o trabalho de prevenção: Brasil Saudável , apresentado ao Ministério da Saúde, programa nacional de prevenção na escola.

Regulação das residências e normatização dos estágios em Cardiologia Pediátrica:

Começou a ser discutido pela Dra. Anabel Góes, que a remuneração pelo MEC é de apenas um ano.

A Dra. Ieda explicou que isto é devido ao número de áreas de atuação. A Dra. Angélica Binotto, explicou que o edital exige dois anos como formação mínima para cardiologia pediátrica.

A Dra. Estela, apresentou uma proposta do departamento que seria uma formação em três anos, sendo a formação básica de em dois anos e um ano de treinamento em ecocardiografia que poderia ser continuo ou distribuído durante os três anos.

O Dr. Marcelo Salum comentou a dificuldade na montagem de centros de treinamento descentralizado do eixo Sul-Sudeste, sugerindo também a aplicação de um teste de conhecimento progressivo aos alunos. O Dr. Valdester sugeriu que a organização dos centros formadores, fosse feito em outra reunião com as sociedades. O Dr.Raul Rossi comentou que o grupo da cardiologia intervencionista também seja incluído. A Dra. Cleonice questionou o conteúdo mínimo teórico-prático dos cursos e sugeriu a criação de um curso de pós-graduação em cardiologia pediátrica que teria a duração de dois anos, com quarenta horas semanais e propôs uma comissão para detalhar este assunto.

O Dr. Ulisses Croti comunicou que a segunda edição do livro está em elaboração com prazo para os autores atualizarem os seus capítulos até julho de 2011 e que cada departamento receberá 5 % e um volume para cada autor.

A assembleia foi encerrada às vinte e uma horas e finalizando foi lavrada a presente ATA que foi assinada por mim, na qualidade de diretora administrativa do DCC/CP da SBC.

Tâmara Cortez Martins

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