Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Atas

Ata 2004

Ata da Reunião Geral Ordinária do Departamento de Cardiologia Pediátrica, realizada durante o 59.o Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Rio de Janeiro, setembro de 2004.

Às 13h e 10 minutos do dia 28 setembro teve início a reunião do Departamento de Cardiologia Pediátrica (DCP) da SBC, presidida pela Dra Sandra Mattos, secretariada por mim e contando com a presença, à mesa, dos Drs. Nelson Itiro Miyague e Estela S Horowitz.

Inicialmente a Dra Sandra colocou a pauta a ser discutida:
1- Medidas frente à concordância de datas dos Congressos da SBC e Mundial de Cardiologia Pediátrica em 2005
2- Prova para obtenção do Certificado com Área de Atuação em Cardiologia Pediátrica
3- Credenciamento de Centros para tratamento em Cardiopediatria
4- Criação de Grupos de Estudo do DCP

1- Medidas frente à concordância de datas dos Congressos da SBC e Mundial de Cardiologia Pediátrica em 2005.

Primeiramente, estando presente o Dr. Iran Castro, Presidente do próximo Congresso da SBC, este fez considerações a respeito da concordância de datas entre os dois Congressos. Disse que a data do 60.o Congresso da SBC havia sido acertada há mais de 2 anos e que na época não existia informação a respeito do Congresso Mundial de Cardiologia Pediátrica. Propôs então como solução a cessão gratuita de um horário e espaço no calendário das atividades pré-Congresso, mais especificamente de um dos espaços de “Simpósios” comprados por Instituições diversas no sábado, para que o DCP possa desenvolver atividades científicas fora do corpo do Congresso Brasileiro. O programa para essas atividades seria então de inteira responsabilidade do DCP, sem interferência da Comissão Científica do Congresso. Comprometeu-se o Dr. Iran Castro a circular esta informação já na primeira mala direta do próximo Congresso. O Dr. Paulo Zielinski sugeriu que fosse mantido um convidado estrangeiro para o programa do DCP, apesar da mudança da estrutura. A Dra Estela Horowitz lembrou sobre os temas livres e, após discussão, foi resolvido que o DCP arcará com a organização e julgamento de temas livres. O Dr. Nelson Miyague lembrou ainda que teríamos pouco tempo para realizar a prova do DCP durante um único dia (sábado). O Dr. Iran Castro ofereceu-se então para conseguir um espaço para esta finalidade na sexta-feira à noite, provavelmente uma sala no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Procedeu-se então à votação da proposta, aprovada por unanimidade.

2- Prova para obtenção do Certificado com Área de Atuação em Cardiologia Pediátrica

A Dra Sandra Mattos começou informando que a porcentagem de aprovação de candidatos ao Certificado neste ano (2004) foi de 63%, taxa bastante superior às das últimas provas. Teceu outras considerações sobre a prova:

- Elaboração da prova: Neste ano, 60 colegas escolhidos dentre os sócios do DCP receberam carta solicitando questões. Destes, apenas 10 encaminharam perguntas. Seria interessante obter uma maior mobilização de pessoas para este fim.

- Divulgação da prova: A Dra Sandra relatou que a atual Diretoria do DCP pretende divulgar a prova do título sob forma de apostila, com perguntas comentadas. O Dr Nelson Miyague lembrou que, para a próxima prova, deveremos solicitar a cada colaborador que encaminhe respostas comentadas com referências bibliográficas.

- Critério de aprovação: A Dra Sandra Mattos sugeriu que fosse colocada em votação a proposta de mudança da nota mínima para aprovação na prova de Área de Atuação em Cardiologia Pediátrica. Até o momento, a nota mínima para aprovação é de 7,0 em ambas as provas (teórica e prática). Foi proposto que seja reduzida a nota mínima para 6,0, desde que a média entre as notas das provas teórica e prática seja 7,0. Após muita discussão com o plenário, a proposta foi votada e aprovada por 10 votos contra 7.

O Dr. Nelson Miyague sugeriu que fosse utilizada a avaliação do Curriculum Vitae com algum peso para aprovação na prova da área de Atuação em Cardiologia Pediátrica. Após discussão com o plenário, o Dr. Nestor Daudt ponderou que seria difícil avaliar currículos, uma vez que ainda não temos clara definição da formação ideal desse especialista em nosso país. A proposta foi então votada e reprovada tendo em vista a ponderação do Dr. Daudt.

Discutiram-se então aspectos da formação do Cardiopediatra e da obtenção do Certificado com Área de Atuação. O impasse atual reside no fato de que hoje a Associação Médica Brasileira não permite que o médico tenha mais de duas áreas de atuação, e os colegas que já possuem um título (Cardiologia ou Pediatria), ao obterem o de Cardiopediatria não podem pleitear outro em áreas de atuação complementares como ecocardiografia ou hemodinâmica.

Além disso, atualmente os programas de residência médica em Cardiopediatria não são homogêneos, aceitando médicos provenientes tanto da Pediatria como da Cardiologia, o que faz com que a formação seja incompleta na área complementar. Sugeriu-se então que tanto pediatras como cardiologistas devessem estender seu período de residência para a referida complementação. O Dr. Antonio Augusto Lopes lembrou que tal extensão do tempo de formação implicaria em aumento da vigência da bolsa do residente, o que se constitui em um empecilho à proposta.

O Dr. Nelson Miyague solicitou então aos presentes que encaminhassem ao DCP sugestões e programas de formação de residentes para que a residência na especialidade seja normatizada/unificada e que para que possam ser reconhecidos centros de formação.

O Dr. Paulo Zielinski sugeriu que fossem convocados os presidentes das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e Pediatria para discutirem esse problema. A Dra. Sandra Mattos lembrou que uma comissão paritária das duas Sociedades deverá ser responsável pelo reconhecimento desses centros.

3- Credenciamento de Centros para tratamento em Cardiopediatria

A Dra Sandra Mattos relatou que o Ministério da Saúde solicitou ao DCP uma listagem dos Centros brasileiros especializados no tratamento em Cardiologia Pediátrica, com vistas à implantação de novo sistema de remuneração de Cirurgia Cardíaca Infantil (alta complexidade). Lembrou que uma das condições para que o Centro de tratamento seja reconhecido é a presença de um especialista clínico com residência em Cardiopediatria. Referiu que irá listar os centros mais conhecidos do país e que, se houver solicitação de um determinado serviço não listado, a Diretoria do DCP irá analisar os dados, com base no critério citado (existência de um especialista com residência em Cardiopediatria).

A Dra Ieda Jatene comentou que se os centros de formação de residentes em Cardiologia Pediátrica já estivessem reconhecidos, esse processo seria mais fácil e automático.

4- Criação de Grupos de Estudo do DCP

A Dra Sandra Mattos comunicou aos presentes sobre a sua intenção de incentivar a criação de Grupos de Estudo em temas de Cardiologia Pediátrica, que teriam como finalidade a realização de estudos multicênctricos, educação continuada, divulgação e atualização. Além disso, as condutas geradas pelos especialistas dentro dos grupos irão instrumentalizar o DCP para ações junto ao Ministério da Saúde. Informou que já existem dois grupos formados, um deles sobre “Circulação Pulmonar”, sob a coordenação do Dr. Antonio Augusto Lopes e outro sobre “Prevenção de Aterosclerose na Infância”, coordenado pela Dra. Isabella Giuliano. Os colegas interessados deverão entrar em contato com os coordenadores para fazerem parte dos grupos. Algumas colegas presentes se manifestaram quanto à criação de novos grupos, a saber: Dra Maria Angélica Binotto sugeriu grupo para discutir condutas em anticoagulação e anti-trombóticos; Dra Cleuza Lapa Santos sugeriu grupo de Febre Reumática.

A Dra Sandra Mattos sugeriu ainda outros assuntos como Epidemiologia e Cardiologia Fetal. Convocou os especialistas a se organizarem e entrarem em contato com outros colegas. Pediu ainda maior interação dos Cardiopediatras através do site do DCP no portal da Sociedade Brasileira de Cardiologia e convidou a todos os presentes para responderem ao Questionário que se encontra no mesmo site, para que possamos conhecer melhor o perfil dos especialistas brasileiros.

Sem mais nada a ser tratado, a Assembléia foi encerrada e eu lavrei a presente ata que vai por mim assinada.

Vera Demarchi Aiello

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2010
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br