Departamento de Cardiologia Pediátrica - SBC/DCP

Atas

Ata 2003

Ata da Assembléia Ordinária do Departamento de Cardiologia Pediátrica da SBC, realizada em Recife, no dia 14 de novembro de 2003, às 18:10’, que foi presidida pelo Dr. Luiz Carlos Simões, presidente do DPC e secretariada pelas Dras. Tâmara Cortez Martins e Estela Horowitz.

A assembléia foi iniciada com a apresentação de um projeto de nomenclatura junto ao Sistema Único de Saúde ( SUS ) pelo departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica. O projeto foi apresentado pelo Dr.Valdester e consistiu no seguinte :

- Implantação de um registro Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular incluindo as Cardiopatias Congênitas. - Adequação do pagamento de inúmeros medicamentos do pacote do SUS para a cirurgia.

O Dr. Valdester sugeriu a unificação dos departamentos de Cirurgia Cardíaca Pediátrica com o de Cardiologia Pediátrica na realização do próximo congresso. Foi decidido por votação que a ata da assembléia anterior será colocada no site do Departamento na SBC até o final de dezembro e após este período se não houver discordância, a mesma estará automaticamente aprovada.

O Dr. Luiz Carlos Simões lembrou que é norma da SBC, que para ser membro da diretoria de algum departamento, é necessário ser sócio da mesma.

O mesmo solicitou as inscrições das chapas para a próxima diretoria e sugeriu que o presidente do próximo Congresso seja incluído no campo diretivo.

A Dra. Sandra Mattos se candidatou e expôs a dificuldade de se fazer parte da diretoria do congresso e ser presidente do departamento, simultaneamente. E propôs que a diretoria seja composta por cinco participantes, os quais seriam: presidente, dois secretários, o presidente do próximo congresso, que será o futuro presidente e uma das pessoas da presidência atual, para que não haja perda de continuidade.

A Dra. Sandra colocou a seguinte chapa: Dr. Nelson Miyague, Dra. Vera Aiello e a Dra. Estela Horowitz.

O Dr. Edmar Atik propõe que os dois secretários sejam substituídos por vice-presidente e presidente do próximo congresso.

O Dr. Luiz Carlos esclareceu a importância do presidente do próximo congresso participar da diretoria e sugeriu a seguinte chapa:

Presidente: Sandra Mattos Vice-presidente: Nelson Miyague Secretário: Vera Aiello Conselheiro: Estela Horowitz Membro da diretoria futura: Presidente do próximo congresso

A diretoria acima foi aprovada por votação pela assembléia.

Em relação ao próximo congresso, o Dr. Maurício esclareceu que Florianópolis era candidata, porém como o momento era de transição, retirou a sua canditatura e transferiu para 2008. O Dr. Luiz Carlos esclareceu que o próximo congresso aconteceria junto ao mundial, por esta razão a proposta seria transferir o congresso para 2006.

A proposta foi votada e aceita pela assembléia. Foi também decidido que a diretoria atual assumirá por três anos e não por dois anos como vinha ocorrendo.

O Dr. Luiz Carlos sugeriu que o próximo congresso seja realizado em São Paulo, tendo como presidente a Dra. Ieda Jatene. A proposta foi votada e aprovada pela assembléia.

Dr. Augusto propôs a candidatura de Salvador (Bahia) para o congresso 2010.

Dr. Luiz Carlos esclareceu, novamente, o convênio da AMB com as áreas de atuações. Segundo a AMB, um título de área de atuação não nos permite obter outro título de área de atuação. Este assunto deverá ser revisto pela próxima diretoria e a negociação deverá ser feita através da SBC e dos departamentos de especialidades.

O Dr. Astolfo sugeriu que as comissões que foram criadas no Rio de Janeiro sejam mantidas pela próxima diretoria, o que foi aprovado.

O Dr. Luiz Carlos esclareceu que foram criadas cinco comissões que estão à disposição da nova diretoria.

O Dr. Ulisses, em nome do Departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica convida a todos a participarem sem ônus financeiro do mesmo. E sugeriu que em 2006, o congresso de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica ocorra junto com o da Cardiologia Pediátrica.

A assembléia votou e aprovou a junção dos congressos.

O Dr. Luiz Carlos disponibilizará os nomes dos sócios do departamento, para que todos sejam convidados a participar do departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica.

O Dr. Edmar Atik propõe que o DPC também convide os cirurgiões a participarem do mesmo. O Dr. Luiz Carlos conclui que esta será uma grande união.

O Dr. Marcelo Jatene explicou a dinâmica para se associar aos dois departamentos. O Dr. Luiz Carlos explicou que os sócios do Departamento de Cardiologia Pediátrica e do Departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica serão sócios de ambos.

O Dr. Edmar Atik em nome da Sociedade Latina agradeceu a oportunidade de ter participado em conjunto com o congresso do departamento de Cardiologia Pediátrica. E colocou que o sucesso ocorreu devido ao profissionalismo da Dra. Sandra e sua equipe e da diretoria do DCP.

A Dra. Sandra Mattos gostaria de colocar os planos da diretoria futura. Colocou a importância de unir esforços e sugeriu complementar o banco de dados do departamento com as áreas de interesse de cada um e sugeriu uma maior comunicação via internet.

Dr. Luiz Carlos agradeceu a Dra. Sandra Mattos e a Dra. Catarina Cavalcanti, pelo sucesso do congresso e encerrou a assembléia.

Esta ata foi assinada pelo Dr Luiz Carlos Simões, como presidente do DPC, pela primeira secretária Dra Tâmara Martins e pela segunda secretária Dra Estela Horowitz e pelos membros do departamento que compareceram a assembléia, em anexo.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2010
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br