Uma Liga de Hipertensão é caracterizada por uma equipe multidisciplinar que tem como objetivos criar estratégias para um adequado atendimento ao paciente hipertenso; proporcionar condições de educação ao hipertensos e seus familiares assim como para comunidades da sua cidade; promover informações e campanhas sobre hipertensão arterial, seus riscos e cuidados e promover educação médica continuada a todos profissionais de saúde envolvidos no combate à hipertensão.
As Ligas apresentam um papel assistencial, educacional e de pesquisa
No papel assistencial tem como objetivos
Detectar, diagnosticar e tratar os pacientes com hipertensão arterial. Treinar os profissionais que atuam na área de hipertensão arterial e manter seus equipamentos calibrados. Desenvolver um atendimento rotinizado para estratificação de risco e controle de metas dependendo do risco do paciente. Reforçar, através da equipe multidisciplinar o controle não farmacológico da hipertensão. Indicar estratégias de benefícios para aquisição de medicação no tratamento da hipertensão.
As atividades educacionais tem como objetivos
Orientar a população brasileira, incluindo as crianças sobre a importância de verificar sua pressão arterial pelo menos 1 vez ao ano; controlar os fatores de risco para hipertensão; maneiras de adquirirmos hábitos de vida saudáveis. Educar de forma continuada os profissionais da área quanto à noções de epidemiologia da doença, medida adequada da verificação da pressão arterial; fisiopatogenia, nutrição, controle farmacológico e não farmacológico da pressão arterial.
As atividades de pesquisa tem como objetivo
Elaborar formulários de registros sobre os pacientes hipertensos; com apresentação de um banco de dados da Liga.
Para criação de uma Liga de Hipertensão Arterial o médico responsável deverá: