Liverpool, intitulada pelo Guinness World of Records a capital internacional do pop, por ser a cidade onde surgiu a banda de rock mais famosa de todos os tempos, os Beatles, sempre esteve entre as minhas prioridades de viagem.
A cidade apresenta uma atividade portuária intensa com importante movimentação da marinha mercante e no seu porto foi registrado o famoso navio Titanic. Sua população caracterizada por uma grande pluralidade originada numa plêiade de povos, culturas e religiões, perfaz algo em torno de meio milhão de habitantes. É uma das cidades mais populosas do Reino Unido e possui dois importantes times de futebol: o Liverpool FC e o Everton FC.
Estive lá, meu objetivo era visitar os locais que fazem parte da história dos Beatles e levei nesta aventura minha filha Lívia que na época estava cursando medicina. Iniciamos nossa trajetória no porto o “Albert Dock”, onde está o museu “The Beatles Story” que expõe vasto material ligado a toda a história da banda. No porto comprei os bilhetes para um tour especial, Beatles Magical Mystery Tour, e então, ao som das músicas do álbum Magical Mystery Tour passamos a percorrer os locais que inspiraram as canções dos Beatles ( Strawberry Fields, Penny Lane), também as residências que foram habitadas pelos componentes da banda, praças e parques com homenagens aos músicos e lugares que fizeram parte da vida dos integrantes do fabuloso quarteto. Nosso guia, um australiano de comportamento muito agitado e com um estranho sotaque, me dedicou uma atenção especial, quase exclusiva, ao saber que eu morava em Natal. Falou que conheceu a cidade pelos relatos dos componentes da banda potiguar “Mad Dogs” que se apresentaram no famoso festival de covers do Beatles de Liverpool.
Após o Beatles Magical Mystery Tour gastei um longo e prazeroso tempo entre objetos, instrumentos e pôsteres dos Beatles no Cavern Club, local eternamente famoso por ter sido palco das primeiras apresentações oficiais dos Beatles. A emoção de degustar uma cerveja da região neste ambiente foi um grande deleite, mesmo sabendo que não se trata do bar original; o Cavern Club atual foi construído a poucos metros do antigo.