Temas Livres


Data limite para submissão de temas livres PRORROGADO: 26 DE AGOSTO DE 2018

Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;
O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso, que redirecionará a página para o site da Sociedade Brasileira de Cardiologia (http://tl.cardiol.br/temaslivres/eventos.asp)
2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha da SBC, cadastrados previamente ou durante a inscrição no congresso.
3) Clique no menu "Adicionar novo tema livre".
4) Siga as instruções da tela para preencher todos os campos solicitados.
5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.

A apresentação de um resumo implica a aceitação das regras de submissão, revisão, seleção e atribuição ao formato de apresentação específico, prêmios e compromisso de apresentação. Indique o seu acordo marcando a respectiva caixa. Ao aceitar as regras, não serão aceitas futuras contestações. Os oito trabalhos melhor avaliados de cada categoria serão selecionados para apresentação oral e concorrerão ao prêmio RACHEL SNITKOVSKY. Assim também, os dez melhores trabalhos em modelo pôster serão selecionados para a sessão pôster comentado e concorrerão ao prêmio HELDER PAUPÉRIO. Os autores que não desejarem concorrer aos prêmios, devem informar previamente.

6) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão “COMPLETO” e logo "ENVIAR". O arquivo digitado pode permanecer como rascunho ou “INCOMPLETO”, podendo realizar modificações até a data limite estipulada do envio.

ATENÇÃO - Os Temas Livres que não forem enviados e/ou estiverem em modo rascunho, não serão submetidos ao julgamento. O julgamento será feito pela Comissão Organizadora. Cada trabalho será avaliado por 02 (dois) a 03 (três) julgadores distintos, de maneira cega. Temas com notas muito discrepantes serão julgados novamente pela Comissão do Congresso. A média final de cada tema não será informada aos autores. A Comissão do Congresso reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento.

7) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato com a SBC informando o evento e o problema ocorrido.
9) Para novos acessos, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

Temas
- Cardiologia fetal e neonatal
- Cardiopatia congênita do adulto
- Imagem cardiovascular na cardiopatia congênita e adquirida
- Hemodinâmica e cardiologia intervencionista
- Cirurgia cardíaca
- Fatores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes
- Clínica e arritmia



Informações importantes
O resumo deve ser enviado em português, inglês ou espanhol
O prazo para submissão dos resumos é até as 23:59 do dia 10 de agosto de 2018
Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
Não há limite de trabalhos por autor. No entanto, um autor só pode apresentar até dois resumos.
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluso na lista de autores e devidamente inscrito no Congresso até a data máxima de 10/10/2018
A comunicação da aprovação do Tema Livre, da categoria, dia e horário da apresentação, será efetivada por meio eletrônico (e-mail), ao autor responsável pelo envio do trabalho. A comunicação também será publicada na página do congresso referente aos Temas Livres.
A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso que redirecionará a página para o site da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
Os quatro trabalhos melhor avaliados por categoria serão selecionados para a apresentação oral e concorrerão ao prêmio de melhor tema livre oral do Congresso. Os dez melhores trabalhos avaliados em formato pôster serão apresentados na sessão de pôster comentado.
Todos os demais trabalhos serão apresentados na forma de pôster eletrônico.
Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

Afirmação de transferência de originalidade e direitos autorais
1. O apresentador certifica que ele/ela tem permissão de todas as pessoas inseridas como coautores listados no resumo e que eles estão cientes de que seus nomes aparecerão em todas as publicações.
2. Ao enviar o seu trabalho para o evento, o autor concorda em ter nomes de autores, afiliação e material biográfico usado em conexão com a publicação.
3. O (s) autor (es) representa (m) e garante (m) que é (são) autor (es) único (s) da obra, que todos os autores participaram e concordaram com o conteúdo e conclusões do trabalho e que o trabalho é original e não infringe quaisquer direitos autorais, proprietários ou pessoais de terceiros.
4. O proponente declara que o trabalho apresentado é original, com exceção de extratos de trabalhos protegidos por direitos autorais totalmente autorizados pelos detentores de direitos autorais, e que todas as declarações declaradas como fatos são baseadas em um exame minucioso e uma investigação por acurácia.
5. Os resumos enviados não devem ter sido publicados em outros periódicos e/ou publicações on-line.
6. O conteúdo pertence ao (s) autor (es). No entanto, se o resumo é aceito, o apresentador concorda, em nome de todos os coautores, a transferir e atribuir os direitos para editar, publicar, reproduzir, distribuir cópias e preparar trabalhos derivados, tais como comunicados à imprensa ou publicação nos Anais do Congresso. Coautores. Ele/ela aceita a responsabilidade pelas presentes regras para apresentação e apresentação em nome de todos os coautores.
AVISO IMPORTANTE AOS AUTORES - Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em outros eventos nacionais e internacionais até o ano de 2017. Não enviar trabalhos duplicados, incompletos ou já apresentados, devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico, pois os mesmos serão desclassificados automaticamente.
7. Seguindo as normas da SBC, será passível de punição o primeiro autor do Tema Livre cujo trabalho aprovado não for apresentado por ele ou por qualquer um dos outros coautores e, não encaminhar justificativa justa e relevante para a sua falta e a dos outros coautores, à apresentação. A Diretoria do SBC/DCCCP e a Comissão Organizadora reservam o direito de decisão sobre esta punição;

Atenção: todos os materiais produzidos com base nos resumos (tais como publicações em revistas científicas) serão reprodução fiel da informação apresentada pelo autor. Portanto, não é possível alterar título, resumo ou autores após o prazo de entrega. Ressaltamos que todas as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor da obra.


Instruções para preparação de resumos
O padrão de envio é o padrão utilizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres incluindo tabelas e gráficos (essa contagem não inclui título e autoria/filiação que não deverão ser incluídos no texto do trabalho).
Para o título, o limite é de 250 caracteres.
O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão. Essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos. Referências bibliográficas não devem ser incluídas.
Será permitida a participação de até 03 (três) Instituições por tema. O número de autores permitido será: 01(um) primeiro autor e no máximo 10 (dez) coautores, totalizando onze autores para a modalidade de trabalhos científicos ou temas livres convencionais e de 01 (um) autor e 03 (três) coautores para a modalidade relato de caso. O autor que cadastrar o Tema Livre será responsável pelo cadastramento dos outros autores e dos seus dados (nome completo, CPF e e-mail;

Os resumos de Pôster - Relatos de caso deverão ser estruturados em: Introdução, Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.
A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
Referências, agradecimentos e ajuda financeira não são obrigatórios e se inclusos devem ser computados como Corpo do Resumo e deverão vir ao final do resumo.
Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Em casos de estudos em andamento, os autores devem apresentar resultados preliminares. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam fragmentados em diferentes resumos.
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que se limitem apenas à revisão da literatura.

AVISO IMPORTANTE AOS AUTORES - Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em outros eventos nacionais e internacionais até o ano de 2017. Não enviar trabalhos duplicados, incompletos ou já apresentados, devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico, pois os mesmos serão desclassificados automaticamente.
Nomes comerciais não são permitidos. Serão aceitos apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
Quando o envio é realizado por um acadêmico de Medicina ou de outras especialidades pelo menos um dos coautores deverá ser um médico que o orientará quanto a elaboração e apresentação do trabalho científico.
É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente no espaço destinado ao Tema Livre, na página eletrônica específica. Os ajustes serão automáticos. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido não será aceito pelo sistema, impedindo a submissão do Tema Livre. Siga as instruções disponíveis na página de envio, dedicada a esta ação.
Ao final do texto o autor poderá seguir duas opções: A) Salvar o texto digitado como rascunho e não o enviar, podendo realizar modificações até a data limite estipulada de envio ou; B) Selecionar a opção STATUS COMPLETO e “enviar”, submetendo o mesmo, de forma definitiva, para o julgamento da Comissão Científica, não sendo então permitida mais nenhuma alteração, bem como inclusão e/ ou exclusão de coautores;

ATENÇÃO - Os Temas Livres que não forem enviados e/ou estiverem em modo rascunho, não serão submetidos ao julgamento. O julgamento será feito pela Comissão Organizadora. Cada trabalho será avaliado por 02 (dois) a 03 (três) julgadores distintos, de maneira cega. Temas com notas muito discrepantes serão julgados novamente pela Comissão do Congresso. A média final de cada tema não será informada aos autores. A Comissão do Congresso reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento;


INSTRUÇÕES PARA AUTORES DOS TRABALHOS APROVADOS

MODALIDADE ORAL
O apresentador deverá verificar a data e horário de sua apresentação, marcada na carta de confirmação de aceite do tema livre.
A apresentação dos Temas Livres será feita durante o Congresso para a Comissão Julgadora Presencial de Temas Livres. Cada trabalho será avaliado por 01 (um) ou 02 (dois) julgadores distintos, de acordo com o tipo de apresentação e categoria do Tema Livre. A nota final obtida pelo Tema Livre não será informada. A Diretoria do DCCCP e a Comissão do Congresso se reservam o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento.
A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 7 minutos para exposição do trabalho e terá 3 minutos para discussão. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.
O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de até no máximo uma (01) hora antes da apresentação ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

MODALIDADE PÔSTER COMENTADO
O apresentador deverá verificar a data e o horário da sua apresentação, marcadas na carta de confirmação de aceito do tema livre.
A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente em 05 (cinco) minutos para exposição do trabalho e terá 02 (dois) minutos para discussão. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.
O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (Powerpoint) e comparecer com antecedência de no máximo 01 (uma) hora ao Mídia Desk/Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
Não será permitido levar a apresentação em qualquer outro formato ou diretamente na sala no momento da apresentação seja em cd-rom, Pen Drive ou notebook, bem como não serão permitidos atrasos com a apresentação. Na ausência de um dos apresentadores, o próximo utilizará o horário de apresentação de forma imediata.

MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO
Configuração da página: design - configurar página - slide dimensionado para apresentação - tela personalizada com 27,5 cm largura X 48,9 cm altura - orientação retrato - Garantir o ajuste.
Para salvar: Arquivo - salvar como - outros formatos - "formato JPG".
Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes, podem ser incluídas figuras e gráficos.
É imprescindível que o arquivo seja criado no Microsoft Power Point (sistema Windows).
O trabalho deve ter somente um slide que precisa ser em formato retrato, e o arquivo deverá conter no máximo 2MB.
O apresentador deverá obrigatoriamente estar presente durante todo o horário estipulado de apresentação à Comissão Julgadora. O apresentador, ou um dos autores, ficará durante 1 hora no dia da apresentação, à disposição para esclarecimentos da comissão científica e dos interessados.
A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente, em 05 minutos seguidos de um breve momento para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estipulados no programa científico do congresso.
Não é necessária a impressão do banner – os trabalhos ficarão expostos em totens digitais durante todo o congresso.
O número do painel estará disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante, pois, a partir dele é que você saberá em qual totem eletrônico será exibido o pôster.
Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor.
O título deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas. Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores e instituição onde o trabalho foi realizado.
Utilizar fonte de fácil leitura (tipo Arial, Times New Roman ou similar).
Utilizar um fundo de cor neutra para que a visualização do texto fique clara;
Não é aconselhável utilizar fonte com o corpo menor que 14.

Normas para submissão do Pôster Eletrônico - LEIA COM ATENÇÃO!
O apresentador deverá enviar até o dia 15 de outubro de 2018 para a empresa organizadora (COMUNIC) o seu E-pôster para que no dia e horário definido para sua apresentação que foi marcada na carta de confirmação de aceite do resumo, o mesmo esteja disponível para apresentação (contato@comuniceventos.com.br). Não será permitido levar o trabalho num pen-drive, CD ou notebook para colocar o arquivo ou fazer a instalação no local, no horário da apresentação. O tempo utilizado com esta finalidade será descontado do tempo de apresentação do autor para evitar atrasos com outras apresentações.
O autor obrigatoriamente deve informar um e-mail de contato no rodapé do e-pôster.

Prazo de envio do pôster digital: até as 23:59 do dia 15/10/2018.

A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
Para maiores esclarecimentos, contate a COMUNIC. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8:00 – 18:00 (82 - 33253468).

Tempo para apresentação do pôster: 5 minutos.
Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho. Na ausência do apresentador, o trabalho aprovado poderá ser apresentado por um dos autores.


Cronograma de Exposição dos Pôsteres
Em breve.

PREMIAÇÃO
Os autores do melhor tema livre oral – receberão o prêmio RACHEL SNITKOWSKY – no valor total de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais)
Os autores do melhor tema livre em forma de pôster comentado – receberão o prêmio HELDER PAUPÉRIO – no valor total de R$1.000,00 (hum mil reais).

PUBLICAÇÃO
O resultado da avaliação, com a lista dos trabalhos aprovados será publicado no site do Congresso.

CERTIFICADOS
Após o término do Congresso será enviado certificado do trabalho apresentado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para isto é imprescindível que o mesmo esteja com endereço de e-mail válido e atualizado.
Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com os autores na ordem cadastrada no momento da inscrição do trabalho.
Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a secretaria executiva: COMUNIC, no e-mail: contato@comuniceventos.com.br Telefone: (82) 3325.3468 ou (82) 3325.7590.