Eletrocardiogramas


CASO 2

Paciente comparece com intolerância aos esforços nos últimos 5 dias


Qual é o diagnóstico eletrocardiográfico do distúrbio do ritmo?

Bradicardia é definida pela diretriz brasileira de análise e emissão de laudos eletrocardiográficos (2022) pela frequência cardíaca abaixo de 50 bpm. Neste ECG a frequência ventricular encontra-se regular e em 40 batimentos por minuto. Além disto, a presença de ondas P positivas em D1, D2 e aVF determina que o ritmo é sinusal.

Então, qual é o diagnóstico da bradiarritmia apresentada e qual é o principal diferencial eletrocardiográfico?
Observa-se irregularidade da morfologia da onda T associada com aparente aumento de sua duração. A onda T normal é assimétrica - possui uma fase inicial mais alentecida e a fase final mais rápida - e, em geral, acompanha a polaridade do complexo QRS. Contudo, não pode apresentar entalhes em qualquer uma de suas fases.
Esta anormalidade de onda T "entalhada" sugere que exista uma onda P concomitante no ciclo cardíaco, batimento a batimento, que deforma a sua morfologia convencional e gera um período de pausa sinusal.
O BAV 2:1 apresenta-se com ciclos ou intervalos P-P regulares e equidistantes, sendo uma onda P conduzida aos ventrículos, e a outra bloqueada na junção atrioventricular, não gerando complexo QRS. Este é o mais importante diagnóstico diferencial eletrocardiográfico da extrassístole atrial bloqueada.
A extrassístole atrial bloqueada ocorre por uma extrassístole atrial que não precede uma despolarização ventricular. Neste caso, proporciona uma pausa compensatória antes da próxima onda P que conduz estímulo elétrico ventricular, promovendo, por fim, a bradicardia em questão.

Resposta e laudo do ECG do caso apresentado:
- Ritmo sinusal bradicárdico com ectopia supra ventricular (extrassístole atrial bloqueada) frequente.


REFERÊNCIAS: 1. Samesima N, God EG, Kruse JCL, Leal MG, França FFAC, Pinho C, et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre a Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos – 2022. Arq Bras Cardiol. 2022; 119(4):638-680.
2. Morgan E, Anderson J, Noheria A. Premature Complexes and Blocked P Wave. Circulation. 2022 Jun 14;145(24):1803-1805.

Entre em nosso APP "Cardiol Mobile" e troque informações com a comunidade de especialistas da SBC sobre este caso. Saiba como baixar o app aqui.


Clique aqui para acessar os casos anteriores