Dicas para o Clínico


Composição dos alimentos consumidos no Brasil

Frequentemente o médico é questionado sobre dúvidas em relação a conteúdo de gordura saturada, insaturada, colesterol, etc em diferentes produtos alimentares. E frequentemente o médico não tem a formação e a informação necessárias para responder adequadamente a estas perguntas, e muitas vezes não há a possibilidade de uma consulta especializada com nutricionista.

Neste sentido, tabelas de composição alimentar podem ser úteis e consultadas tanto pelo médico como pelo paciente. Obviamente é desejável que estas tabelas sejam construídas com base em produtos locais, consumidos pela nossa população.
Abaixo estão links para 3 tabelas e relatórios sobre produtos alimentares nacionais.

• Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO): website ou versão em pdf - projeto coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP e com financiamento do Ministério da Saúde – MS e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FOME – MDS.

Relatório sobre análise de gordura e colesterol em peixes – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO)

Relatório sobre análise de gordura e colesterol em azeites de oliva e de dendê - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO)

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC
Todos os Direitos Reservados © Copyright 2015
Sociedade Brasileira de Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br