1.SUBMISSÃO: PLATAFORMA SBC - O sistema estará disponível no Portal da SBC (www.cardiol.br), na página do congresso, a partir de 10 de Junho e ficará no ar até 16 de Setembro de 2018.
2. DAS REGRAS PARA DIGITAÇÃO
Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:
a) Fundamento - O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
b) Objetivo - Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada (se houver); quanto ao delineamento, indicar se trata-se de relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento.
c) Paciente ou Material - Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho.
d) Métodos - Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas. Descrever a analise estatística empregada
e) Resultados - Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
f) Conclusões - Apenas as amparadas em dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.
3. DO ENVIO Os Temas Livres deverão ser enviados à SBC sob a forma de resumo e os aprovados serão apresentados na forma de Oral ou Pôster. Os trabalhos deverão ser enviados somente através da plataforma de submissão da SBC, não sendo aceitos arquivos por e-mail. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.
4. CLASSIFICAÇÃO DOS TEMAS LIVRES O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso, sendo obrigatória a inscrição no evento. Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor; Recomenda-se atenção ao se inserir os nomes e o nº do CPF de todos os envolvidos no(s) tema(s)-livre(s), pois não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, co-autores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.
4.1 DA SELEÇÃO – Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente. O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:
4.2 REVISÃO E AVALIAÇÃO – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por 2 (dois) julgadores membros da Comissão Julgadora de Temas livres. Os critérios para julgamento são: • Originalidade e Relevância; • Delineamento; • Tratamento Estatístico do material e método utilizado; • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões.
5. DINÂMICA DO JULGAMENTO: Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de maneira cega quanto à autoria e instituição.
6. SELEÇÃO - Os resumos selecionados para apresentação durante o congresso serão publicados no site do Congresso, até 30 dias antes da realização do evento.
7. DA APRESENTAÇÃO
Concluído as avaliações dos trabalhos submetidos, os autores com trabalhos aprovados receberão correspondência eletrônica com informações necessárias a sua apresentação. O 1º autor do tema livre aprovado que não comparecer para apresentá-lo, não enviar representante e nem justificar sua ausência não poderá ser 1º autor em temas livres durante 03 anos consecutivos. No caso de Pôsteres, o apresentador deverá obrigatoriamente estar presente durante o período de exposição no horário determinado e um membro da comissão julgadora fará a argüição de cada trabalho exposto. Normas para Apresentação de Pôsteres O apresentador afixará o seu pôster no início da manhã do dia de apresentação no espaço pré-estabelecido pela organização do Congresso e deverá estar presente para a apresentação no horário estipulado pela comissão avaliadora. Ao final do período de visitação o pôster deverá ser retirado, caso contrário o mesmo será descartado pela comissão organizadora do evento. Para este tipo de apresentação é obrigatório levar o seu próprio material para afixação de seu pôster. A organização do evento não será responsável pela afixação do mesmo.
Tempo de apresentação dos Pôsteres: Cada apresentação de pôster terá 5 minutos de duração: Apresentação do autor: 3 minutos Comentários do avaliador: 2 minutos
8. DA PREMIAÇÃO
Durante apresentação dos trabalhos em forma de mural, haverá argüição e julgamento por comissão previamente formada, através de notas quanto aos critérios de julgamento previamente descritos no item 4.2. Os três pôsteres que obtiverem a maior média da soma das notas da primeira fase da seleção e a nota do dia da apresentação serão considerados como os 3 melhores pôsteres do congresso, recebendo um certificado especial. Empate: Em caso de empate entre os melhores pôsteres, o critério utilizado para desempate será a nota do critério originalidade e relevância. CERTIFICADOS Será fornecido um certificado por trabalho aprovado, constando o nome de todos os autores e co-autores do mesmo. Os certificados serão on-line e estarão disponíveis no site do evento a partir de 23 de novembro de 2018.
PUBLICAÇÃO
Índice – estará no programa oficial do Congresso, contendo títulos e autores.
Resumos - Os resumos dos trabalhos apresentados serão publicados na revista eletrônica dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia – SBC.
DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS
Dúvidas ou problemas técnicos referentes a plataforma online de submissão: Sociedade Brasileira de Cardiologia Telefone: (21) 3478-2730
E-mail: tecnologia@cardiol.br
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
O trabalho ficará exposto em excelente localização durante o todo o período do Congresso, devendo ser retirado no último dia do evento, ou no momento em que o autor deixar o congresso.
A Coordenação do Congresso solicita que os autores estejam presentes durante toda a sessão agendada para apresentação. Os dados de sua apresentação serão enviados na carta aceite em breve.
Recepcionaremos os apresentadores no Ponto de Apoio de Temas Livres para demais orientações e assinar a lista de presença na qual é obrigatória para garantir o acesso ao certificado do trabalho.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER
• Cada trabalho disporá de um espaço útil de 150cm (altura) x 96 cm (largura) onde os autores deverão expor o material;
• Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura;
• Faça o título em destaque na parte superior do pôster;
• Quanto ao texto, procure escrever o essencial. As letras deverão ter de 0,5 a 3 cm para que sejam visíveis a pelo menos 2 metros de distância;
PREMIAÇÃO
Os três pôsteres que obtiverem a maior média serão considerados os 3 melhores pôsteres do congresso, recebendo um certificado especial.
Agradecemos a atenção e colocamo-nos à sua disposição para maiores esclarecimentos, através da empresa organizadora do Congresso:
Interlink Eventos
interlinkprime@interlinkprime.com.br
Telefone: 71 30119797