Indicadores de qualidade na insuficiência cardíaca (IC) são essenciais, porém o simples acompanhamento dos mesmos não é suficiente; atualmente existe uma expectativa de que as iniciativas de melhoria da qualidade tornem-se parte integrante do enfoque centrado no cuidado do paciente, ou seja, sua sustentabilidade.
Alguns dos principais motivadores para a busca da melhoria incluem a prestação de um excelente atendimento ao paciente, possibilitando um ambiente agradável, seguro e eficaz. Desta forma, o presente artigo, tem por objetivo delinear seis passos iniciais para melhorar o atendimento da IC, focando na redução das readmissões hospitalares em 30 dias a partir de um estudo de caso hipotético, mas real nos contextos hospitalares atuais, conforme abaixo:
1. Reconhecendo que é necessário melhorar e estabelecer uma cultura para melhoria
2. Formando um time de melhoria
3. Entendendo o problema local
4. Gerar estratégias de melhoria que se encaixem com o problema local
5. Monitoramento, teste e aprimoramento de melhorias
6. Análise dos dados coletados e interpretação dos gráficos de execução
Referência: Moayedi Y, Schofield T, Etchells E, Silver SA, Kobulnik J, McQuillan R, et al. Closing the Care Gap: A Primer on Quality Improvement for Heart Failure Clinicians. Circulation: Heart Failure. 2017;10(5):e003722. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/pdf/10.1161/CIRCHEARTFAILURE.116.003722
Contribuição:
Camila Pereira Pinto
Assistente de Pesquisa do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia
Av. Marechal Câmara, 160
3º andar - Sala: 330 - Centro