Maio de 2013│Edval Gomes dos Santos Jr (edvalgomes@hotmail.com)
A restrição de sódio e líquidos são medidas não farmacológicas habitualmente recomendadas no tratamento de pacientes admitidos com insuficiência cardíaca agudamente descompensada embora faltem evidências definitivas sobre o seu benefício.
Para avaliar esta questão, Graziella Badin Aliti e cols, realizaram ensaio clínico randomizado, com grupos paralelos e análise cega dos desfechos, com a inclusão de pacientes admitidos com insuficiência cardíaca agudamente descompensados (ICAD) (escore de Boston ≥ 8), com fração de ejeção ≤ 45% e menos de 36 horas de hospitalização. Foram excluídos pacientes com insuficiência renal (clearance inferior a 30 mL/min/1.73m2), choque cardiogênico, expectativa de vida reduzida e comorbidades que poderiam interferir na aderência. A intervenção do estudo consistiu na restrição liquida (máximo de 800ml/dia) e restrição de sódio (máximo 800mg/dia). O desfecho primário consistiu na perda de peso e estabilidade clínica (melhora da congestão e suspensão de farmacoterapia intravenosa) avaliado no terceiro dia de seguimento. O desfecho secundário foi percepção de sede e readmissões em 30 dias.
Entre Julho de 2009 e Abril de 2012 foram avaliados, para elegibilidade, 813 pacientes admitidos com ICAD e destes 75 foram randomizados, 38 para o grupo intervenção e 37 para o grupo controle. Os grupos foram homogêneos em suas características basais. Os resultados mostraram uma perda de peso semelhante entre os grupos (p=0,82) assim como escore de congestão (CCS) no terceiro dia (p=0,47). Sede foi significantemente maior no grupo intervenção (p=0,01) e não houve diferenças nas taxa de readmissão em 30 dias (p=0,41).
Os autores concluem que uma restrição agressiva de líquidos e sódio não afetam a perda de peso ou a estabilidade clínica no terceiro dia e levam a um aumento significativo da sensação de sede.
Referência:
Aliti GB, Rabelo ER, Clausell N, Rohde LE, Biolo A, Beck-da-Silva L. Aggressive Fluid and Sodium Restriction in Acute Decompensated Heart Failure: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. 2013; 20:1-7.
Link:
http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1689981
Av. Marechal Câmara, 160
3º andar - Sala: 330 - Centro