O artigo discutido consiste em uma revisão sistemática e meta-análise que descrevem e quantificam as intervenções em programas de insuficiência cardíaca ambulatorial, no período de 1995 a 2008. Foram identificados estudos randomizados e controlados que avaliaram programas ambulatoriais que abordaram atenção integral para diminuir readmissões de pacientes com insuficiência cardíaca.
Na revisão, foram identificados quarenta e três estudos, dos quais os trinta e cinco estudos incluídos avaliaram as readmissões separadamente de outros desfechos. Os trinta e cinco estudos englobaram 8.071 indivíduos com média de idade de 70,7±6,5 anos e 59% do sexo masculino. As intervenções mais utilizadas foram a educação do paciente, monitoramento do sintoma pela equipe do estudo, monitoramento dos sintomas pelo paciente e estratégias de adesão à medicação.
Dos estudos analisados, menos da metade apresentaram dados suficientes para os critérios de inclusão em meta-análise. A revisão sistemática demonstrou efeitos positivos em pacientes submetidos aos programas de gestão de cuidados na insuficiência cardíaca, entretanto, a contribuição das intervenções individuais na evolução do paciente nestes programas ainda está pouco esclarecida.
Fonte: Wakefield BJ, Boren SA, Groves PS, Conn VS. Heart Failure Care Management Programs: An Analysis of Interventions Study and meta-analysis of the results. J Cardiovasc Nurs. 2013 Jan;28(1):8-19.
Contribuição: Enfermeira Fátima Cruz (INCOR/USP)
Colaboração: Enfermeira Fátima Cruz (INCOR/USP)
Av. Marechal Câmara, 160
3º andar - Sala: 330 - Centro