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Temas Livres


1. SUBMISSÃO:

PLATAFORMA SBC - O sistema estará disponível no Portal da SBC (www.cardiol.br) e na página do Congresso, a partir de 04 de janeiro e ficará no ar até 28 de março.



2. REGULAMENTO TEMAS LIVRES:

DAS REGRAS PARA DIGITAÇÃO – Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

a) Fundamento - O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica fundamental ao estudo pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Card., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.

b) Objetivo - Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada; quanto ao delineamento, indicar se trata-se de relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento.

c) Paciente ou Material - Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho.

d) Métodos - Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.

e) Resultados - Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.

f) Conclusões - Apenas as amparadas em dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.

DO ENVIO – Os Temas Livres deverão ser submetidos unicamente através do sistema online da SBC, sob a forma de resumo. Os aprovados serão apresentados em forma de tema livre oral ou pôster, conforme classificação pela Comissão Julgadora de temas livres. Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em Congressos nacionais. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

Recomenda-se atenção no momento da submissão ao se inserir os nomes e o nº do CPF de todos os envolvidos no(s) tema(s) livre(s), pois não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, coautores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.

Categorias:
• Clínica
• Cirurgia/Intervenção/Arritmia
• Experimental/Ciência Básica
• Multidisciplinar



3. CLASSIFICAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso, sendo obrigatória a inscrição no evento. Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor.

DA SELEÇÃO – Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por 2 (dois) julgadores membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

Os critérios para julgamento são:
• Originalidade e Relevância;
• Delineamento;
• Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
• Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões.

Empate: Em caso de empate entre os melhores trabalhos, o critério utilizado para desempate será a nota de originalidade e relevância. Ainda mantido empate, o segundo critério de desempate será a nota referente ao tratamento estatístico do material e método utilizado.

Os 12 melhores trabalhos serão classificados para apresentação em formato oral. Os demais terão apresentação em forma pôster.

A listagem dos aprovados estará disponível para consulta no site do Congresso na primeira quinzena do mês de julho.



DA APRESENTAÇÃO

Concluído o trabalho de julgamento dos temas livres, os autores com trabalhos aprovados receberão correspondência eletrônica com todas as informações relativas à sua apresentação.



4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

Os apresentadores deverão ser o autor principal ou coautor do trabalho, sendo obrigatória a inscrição no Congresso e sua presença durante todo o período do Pôster Break, quando os membros da comissão julgadora farão a arguição dos trabalhos expostos.

O 1º autor do tema-livre aprovado que não comparecer para apresentá-lo, bem como não enviar um dos coautores e nem justificar previamente sua ausência, não poderá ser 1º autor em temas-livres durante 03 anos consecutivos.

TEMA LIVRE ORAL

Os 12 melhores temas livres estarão classificados para apresentação em formato de Tema Livre Oral.

Serão selecionados para este tipo de apresentação os 3 melhores trabalhos das categorias Experimental/Ciência Básica, Cirurgia/Intervenção/Arritmia, Clínica, Multidisciplinar. Estes trabalhos serão apresentados em horário de destaque na programação e em auditório específico.

Horários das Apresentações: Quinta-feira e sexta-feira, das 9h30 às 10h

Quinta-feira, 11/08:
Auditório 1: Experimental/Ciência básica
Auditório 2: Cirurgia/Intervenção/Arritmia

Sexta-feira, 12/08:
Auditório 1: Clínico
Auditório 2: Multidisciplinar

Os melhores Temas Livres estarão automaticamente concorrendo a Premiação e Certificado Especial do Congresso, que serão entregues ao primeiro colocado de cada categoria durante o jantar dos palestrantes.



NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
A apresentação será em ordem sequencial, conforme listagem divulgada no Programa Oficial.

A Coordenação do Congresso solicita que os apresentadores estejam presentes durante toda a sessão, pois eventuais não comparecimentos poderão vir a alterar a ordem de apresentação.

Salientamos que para apresentação dos trabalhos é imprescindível que o apresentador esteja inscrito no Congresso. As inscrições poderão ser efetuadas no local do evento.



MÍDIA DESK
Pedimos a gentileza de observar rigorosamente os limites de tempo para a apresentação e entregar o conteúdo da apresentação no Mídia Desk com antecedência mínima de 2 horas. Utilizaremos o cronômetro durante as apresentações.

Importante: Contamos com a compreensão dos apresentadores para a liberação dos arquivos de suas apresentações já previamente salvos em pen drive.

Laptops próprios: A Organização do Congresso irá liberar o uso de laptops próprios somente para os apresentadores que utilizam Macbooks e que tiverem suas palestras elaboradas com muitos vídeos, sendo arquivos mais pesados para serem transmitidos via rede. Para isso, os mesmos deverão dirigir-se ao Mídia Desk com 1h de antecedência ao horário da sua palestra para orientações sobre a logística planejada para estes casos.

Dinâmica: Apresentação: 7 minutos Perguntas e comentários: 3 minutos



PÔSTER

O apresentador afixará o seu pôster no início da manhã do dia de sua apresentação, no espaço pré-estabelecido pela organização do Congresso e deverá estar presente para a apresentação no horário estipulado pela comissão avaliadora. Ao final do dia de sua apresentação o material deverá ser retirado, caso contrário o mesmo será descartado pela comissão organizadora do evento.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER

• Cada trabalho disporá de um espaço útil de 150cm (altura) x 96 cm (largura) onde os autores deverão expor o material;

• Para uso efetivo deste espaço, distribua o texto, as figuras e as tabelas numa disposição lógica, buscando facilitar a leitura;

• Faça o título em destaque na parte superior do pôster;

• Quanto ao texto, procure escrever o essencial. As letras deverão ter de 0,5 a 3 cm para que sejam visíveis a pelo menos 2 metros de distância;



Horários das Apresentações: Quinta-feira e sexta-feira, das 18h30 às 19h30

Quinta-feira, 11/08:
Clínica e Cirurgia

Sexta-feira, 12/08:
Multidisciplinar e Experimental/Ciência básica

Dinâmica:
Apresentação: 3 minutos
Arguição: 2 minutos

O apresentador deverá obrigatoriamente estar presente para apresentação do Pôster no horário de apresentação para que os membros da comissão julgadora façam a arguição de cada trabalho.



CERTIFICADO

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será disponibilizado para o apresentador do tema livre a partir do dia 15 de agosto, através do link: http://pvista.proevento.com.br/abev/pax/



PUBLICAÇÃO

Índice na programação - será impresso no Programa Oficial do Congresso o índice dos trabalhos com as datas de apresentação de cada categoria e contendo os títulos, os nomes dos autores e da Instituição.
Resumos – serão publicados somente os trabalhos apresentados durante o Congresso, no Suplemento Eletrônico dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia na edição de setembro.