DFCVR - Departamento de Fisiologia Cardiorespiratória

Notícias

  • Em 25 de setembro de 2019, participamos representando do DFCVR, do evento “SBC vai à escola – Programa de Prevenção Cardiovascular" em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, SEDUC e Der Norte 2. Realizado na Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, Tremenbé- São Paulo.
    Presentes presidente da SBC Dr.Oscar Dutra, Dr. Marcelo Queiroga - presidente eleito biênio 2020-21, Dr. Fernando Costa – diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Dra. Carla Lantieri, Dr. Antônio Carlos Chagas -presidente SBC 2008-9, Dr. Anderson Rodrigues – DF-SBC, Dra. Milene Magnani- Funcor DF, Dra. Andressa Soares Mussi presidente do DCC/CP e Dra. Antoinette Blackman -presidente do DFCVR. Belo trabalho apresentado pelos alunos da instituição com oficinas de nutrição, anatomia, fisiologia cardiovascular, atividade física, relaxamento, multimidia, teatro explicando o porque, o que fazer, o que não fazer, como fazer em relação aos riscos cardiovasculares e alertando sobre a importância do conhecimento.
    No ícone Fotos estão alguns momentos vivenciados por todo o grupo. Um belo trabalho.

  • O DFCVR esteve presente no 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia que aconteceu no FIERGS em Porto Alegre nos dias 20 a 22 de setembro de 2019 participando das atividades especiais e da grade científica do congresso. Contamos com a presença dos palestrantes, debatedores e moderadores: Drs. Nasser Sarkis Simão – DF, Dr. Elmiro Resende -MG, Dra. Alexandra Oliveira De Mesquita – DF, Dr. Samir Saadeddine Júnior- MG, Dr. João Jackson Duarte – MS, Dr. Isaac Azevedo Silva, Dr. Hugo Leonardo de Moraes Faria- MG, Dra. Mônica de Mônico Magalhães – ES, Dr. Luciano Janussi Vacanti – DF, Dra. Antoinette Oliveira Blackman e Dr. Lázaro Fernandes de Miranda.
    Temas abordados: Mecanismos de ação do ozônio nas doenças cardiovasculares – Dr. João Jackson Duarte; ICC -Tratamento: o que fazer, o que não fazer e como fazê-lo- Dra. Alexandra Mesquita; Fibrilação atrial subclínica- desafios- Dr. Hugo Leonardo; Correlação entre dislipidemia e hipertensão – Dr. Luciano Vacanti; MINOCA- Dr. Samir Saadeddine Júnior; Anticoagulação na FA- Dr. Lázaro Miranda; Variabilidade da FC e Dispersão do intervalo QT- onde estamos- Dra. Antoinette Blackman; Assistência circulatória veno-venosa- onde estamos? e Fisiologia da proteção miocárdica com solução de Nildo – Dr. Isaac Azevedo; Anticoagulação oral no idoso – novos anticoagulantes- uma solução para um velho problema- Dra. Mônica de Mônico e Remodelamento Reverso no cenário do Tratamento da ICC – Dr. Elmiro Resende. Seguindo as apresentações perguntas e repostas em relação aos temas apresentados, resultando em novas ideias e inclusive possibilidade de pesquisas.

    Na grade científica, o DFCVR participou como coordenação de mesa redonda. Palestrantes Dr. Carlos Pastore com o tema: Dispersão do Intervalo QT e uso de antidepressivos; Dr. Marcelo Montera – Ultrassom pulmonar para avaliação da volemia na IC e Dr. Luciano Ceolin Rosa – Qual o racional para a proteção cardiovascular dos alimentos saudáveis. Importante oportunidade para conhecimento sobre prática clínica e intercâmbio de experiências.
    Confira as Fotos

  • Nos dias 11-14 de setembro de 2019, participamos representando do DFCVR do 6th Meeting of European Section and 7th Meeting of North Americana Section of the International Academy of Cardiovascular Sciences (IACS),- Cardiometabolic diseases: How new research may lead to new cardioprotection therapy, realizado em Vrnjacka Banja, Sérvia. Organizado e presidido pelos Drs. Dragan Djuric e Vladimir Jakovljevic. Evento de grande importância ciêntifica devido a possbilidade de troca de conhecimento e idéias com diferentes pesquisadores de todos os continentes. Da América do Sul: Brasil tivemos palestrante Dr. Henrique Furtado de Palmas- Tocantins – tema ”Valvular heart disease- surgical treatment update”; Dra. Tânia Maria Andrade Rodrigues –Aracaju. Sergipe, apresentação oral pôster: “Administration of Sacubutril plus valsartan in patients with heart failure” e Dra. Antoinette Blackman – DF e representando o DFCVR-SBC palestrante com o tema “ QT interval, QT dispersion and heart rate variability in patients with grade I diastolic dysfunction”. E Dr. Ricardo Gelpi de Buenos – Aires- Argentina com o tema: “ Mechanism involved in remote ischemic preconditioning”. Oportunidade de participação da América do Sul em evento científico de grande participação de pesquisadores de outros continentes.
    Confira as Fotos

  • Nos dias 16-17 de agosto de 2019 foi realizado o XIII Intensicardio – Congresso de atualização em cardiologia intensiva – em Brasilia. Contamos com a participação dos membros do DFCVR , palestrantes nacionais e internacionais ( Estados Unidos, Argentina, Peru) e o associado a abertura do espação acadêmica para que alunos de graduação pudessem apresentar os temas supervisionados por seus orientadores. Idéia inicial, criada pelo Prof. Dr. Otoni Moreira Gomes- diretor científico atual do DFCVR, introduzida no Fórum internacional de ciências cardiovasculares, e nesse ano trazida para o Intensicardio. Buscamos agregar as áreas de conhecimento e interdisciplinaridade: clínica, cirurgia, neurologia, infectologia, biomedicina, fisioterapia, odontologia, enfermagem, perfusionista, nutrologia, psicologia além de atualização em pesquisas, novos avanços em ciências cardiovasculares.
    Na página de eventos está a programação realizada e fotos de momentos do evento.
    Muito obrigada a todos que participaram e tornaram esse evento possível.

  • Mais uma ano se inicia, novos horizontes vislumbrados. Contamos com o apoio dos associados do departamento para organização erealização do Simpósio de Fisiologia do DFCVR-SBC.
    Dias 16 e 17 de agosto será realizado XIII Intensicardio em Brasília – DF realização do Instituo Cardiovascular São Francisco de Assis e apoio científico do DFCVR, Uniceub-DF, Uniceciplac-DF.
    Contamos com a participação de todos.

  • I Jornada da Liga Acadêmica de Cardiologia Uniceub e do DFCVR-SBC
    Confira a programação realizada na I Jornada da Liga Acadêmica de Hipertensão e Cardiologia do Uniceub e do Departamento de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória da SBC com professores locais e nacionais. Evento contou com a participação na programação de estudantes no denominado espaço acadêmico falando sobre fisiopatologia das doenças cardíacas abordadas: Fernanda Alencastro - Fisiolopatologia da ICC, Anna Beatriz Ramos e Laura Oliveira - Bioimpedância torácica- como avaliar congestão na ICC, Elisa Frattini - Fisiopatologia da HA, Bruna Morena Anatomai cardiovascular -aplicada, Lucas Bezerra anatomia coronária, Gustavo Santos- Sistema de condução do coração . Tendo como orietador -professor responsável pelo treinamento e preparo dos acadêmicos inseridos no processo. Possibiltando a valorização do conhecimento da fisiologia aplicado no entendimento das enfermidades. Prof.Dr. Otoni Moreira Gomes, há 25 anos , foi o idealizador, da inserção nas programações oficiais dos eventos científicos ,d a participação de estudantes de graduação, como parte do seu processo de formação como profissional.
    Professores: José Geraldo Mill-ES, Flávio Donizete- MG, Ana Cláudia Nogueira -DF, Sandra Cobra-DF, Vivian Cybele-DF, Lázaro de Miranda- DF, Ricardo Corso- DF, Glauco Pina -DF, José Sobral Neto -DF, Luciano Vacanti-DF , Maria Celeste Menezes da Fonseca e Antoinette O Blackman - DF. Importante acontecimento para troca de experiências, conhecimento e, principalmente estimulando e oportunizando a particupação acadêmica.
    Na programação do departamento para segundo semestre, estamos trabalhando na organização de Jornada/Simpósio do DFCVR em algumas regiões do país, levando do DFCVR onde você está. Caso, você associado do DFCVR tenha interesse em participar, entre em contato conosco.
    Vejam tambémm programação do intensicardio que ocorrerá em outubro em Salvadro -BA e o Fórum Internacional de Ciências Cardiovasvulares que ocorrerã em novembro em Maceió-AL. Sua participação é importante. Clique aqui e confira a programação.
    Confira a galeria de fotos - Clique aqui

  • Próximos eventos com participação de integrantes do departamento:
  • 20 de julho 2018 - VI Argentina- Brazil Postdoctoral Joint Meeting - Buenos Aires
    26-27 de outubro 2018 - Intensicardio - Salvador
    22-24 de novembro de 2018 - Fórum Científico Internacional de Ciências Cardiovasculares
    Confira mais informações na Agenda de Eventos - Clique aqui

  • Torne-se um sócio aspirante- júnior
  • Estudante de ensino de graduação e áreas afins acessando o link: http://departamentos.cardiol.br/dfcvr/conheca_dfcvr/torne.asp

  • Nota de pesar
  • Faleceu em 11 de março de 2018, prof. Dr. José Carlos Dorsa, Ex-presidente do DFCVR.