Esquina Científica

Decage News - 022 (Maio/2016)

Effext of PCI on Long- Term Survival in Patients with Stable Ischemic Heart Disease
José Antonio Gordilho de Souza (SP)

Este artigo publicado na revista The New England Journal of Medicine em novembro de 2015 fez uma análise mais prolongada (de até 15 anos) dos pacientes do estudo COURAGE Trial. O Trial original randomizava pacientes com doença coronária estável em dois grupos, o de tratamento clínico otimizado e o de tratamento clínico otimizado com angioplastia. O seguimento do Trial original foi de 4,6 anos. Esta nova publicação fez o seguimento a longo prazo destes pacientes (até 15 anos) para avaliar se os resultados a longo prazo seriam mantidos.

Foram analisados os dados de mortalidade destes pacientes e feitas as comparações entre os grupos. Foram avaliados 1211 pacientes (53% da coorte original). A média de seguimento dos pacientes foi de 11,9 anos ( 0 – 15 anos). Ocorreram 25% de mortalidade no grupo angioplastia e 24% no grupo do tratamento médico otimizado sem angioplastia. Os resultados não foram diferentes do ponto de vista de significância.


A média de idade da população foi de 63 anos. A maioria dos pacientes apresentavam lesões significativas em 2 vasos ( 40%). A média de LDL atingida nos grupos foram de 104 no grupo de tratamento médico otimizado sem angioplastia e de 105 no grupo da angioplastia.

Os resultados confirmaram os achados do Trial original não ocorrendo diferenças na sobrevida das estratégias de tratamento clínico otimizado perante a estratégia de tratamento clínico otimizado com angioplastia nos pacientes com doença coronária crônica.