Entrevista
Decage News - 019 (Novembro/2015)
TEMA LIVRE PÔSTER
1º LUGAR –
SARCOPENIA E OSTEOPENIA ASSOCIAM-SE À ATEROSCLEROSE SUBCLÍNICA EM INDIVÍDUOS MUITO IDOSOS
ALESSANDRA MENEZES CAMPOS, WLADIMIR MAGALHAES DE FREITAS e ANDREI CARVALHO SPOSITO
Universidade de Brasília, Brasília, DF, BRASIL - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, BRASIL.
Fragilidade é uma síndrome clínica caracterizada pelo aumento da vulnerabilidade resultante do envelhecimento, sendo comumente observada em indivíduos muito idosos. Sarcopenia e osteopenia são componentes desta síndrome, que está associada ao aumento da inabilidade, hospitalização e mortalidade dos idosos. Tendo em vista a alta mortalidade ocasionada por doenças cardiovasculares em indivíduos muito idosos, este estudo visa identificar a associação entre sarcopenia/osteopenia e aterosclerose subclínica em participantes saudáveis.
Participantes com idade igual ou superior a 80 anos livres de doença cardiovascular manifesta foram arrolados (n=209). Massa muscular, gordurosa e óssea foram obtidas por Dual-Energy X-ray Absorptiometry (DEXA). O escore de cálcio nas artérias coronárias (CAC) foi obtido por meio de angiotomografia, e utilizado para avaliar aterosclerose subclínica. A razão de chances (OR) foi obtida por meio de modelos de regressão multivariada, usando o CAC como variável dependente. Valor de p <0,05 foi considerado estatisticamente significante.
A sarcopenia [OR:2,54 (1,06-6,06);p=0,018] e a osteopenia [OR:2,57 (1,08-6,09);p=0,032] associaram-se positivamente à aterosclerose subclínica, permanecendo associadas após ajuste para gênero, idade e massa gordurosa. Diferentemente de indivíduos jovens, a massa gordurosa não se associou à aterosclerose subclínica em indivíduos muito idosos [OR:1,47 (0,61-3,54);p=0,395], nem mesmo após ajuste para gênero, idade e massa magra.
Indicadores de fragilidade como sarcopenia e osteopenia se associam à aterosclerose subclínica em indivíduos muito idosos.