Esquina Científica
Decage News - 016 (Agosto/2015)
Perioperative Bridging Anticoagulation in Patients with Atrial Fibrillation
José Antonio Gordillo de Souza (São Paulo)
Roberto Dischinger Miranda (São Paulo)
Artigo publicado no New England Journal of Medicine em junho/2015
comparando a realização da ponte com heparina de baixo peso molecular com a
não realização da ponte em procedimentos eletivos em pacientes com
fibrilação atrial usando anticoagulante oral.
O estudo foi randomizado, duplo-cego, placebo controlado. 950 pacientes foram randomizados para não realizar a ponte com heparina e 934 foram randomizados para receber a ponte com heparina. Após interrupção da varfarina pré-operatória, os pacientes foram randomizados para receber anticoagulação com dalteparina ou placebo por 3 dias antes do procedimento programado e 5 a 10 dias após o procedimento. A varfarina foi descontinuada 5 dias antes do procedimento programado e foi reiniciada 24 horas após procedimento. Pacientes foram seguidos por 30 dias após o procedimento e o desfecho primário foi tromboembolismo arterial e sangramento maior.
Os resultados mostraram a não inferioridade do grupo que não realizou a ponte de anticoagulação com heparina em relação a tromboembolismo arterial e um aumento do sangramento maior no grupo que realizou a ponte com heparina.
Este estudo é muito relevante para a Cardiogeriatria já que lidamos todos os dias com pacientes idosos com fibrilação atrial recebendo anticoagulação. A média de idade dos pacientes do estudo foi em torno de 72 anos com a maior parte dos pacientes com CHADS acima de 2. 30% dos pacientes apresentavam insuficiência cardíaca e 40% apresentavam diabetes.
Este estudo pode facilitar muito a realização de procedimentos eletivos em pacientes com fibrilação atrial anticoagulados diminuindo consideravelmente o risco de complicações hemorrágicas neste perfil de pacientes.
REF:
June 22,2015,at NEJM.org.