Esquina Científica

Decage News - 015 (Julho/2015)

Características de idosos admitidos na emergência e seus fatores de risco para readmissão com base na Avaliação Geriátrica Ampla: um estudo de coorte prospectivo
Angela Herminia Sichinel – Hospital São Julião – Campo Grande (MS)

Pacientes com 75 anos ou mais representam 12% da população geral que procuram o atendimento de emergência e esta proporção aumentará nas próximas décadas. Muitos dos pacientes que receberam alta serão readmitidos no período pós-alta imediato e de médio prazo ,indicando a importância do reconhecimento de problemas psicossociais, cognitivos e médicos.
Foi realizado um estudo de coorte, em um hospital universitário Belga em 442 pacientes com 75 anos ou mais sendo os pacientes submetidos a Avaliação Geriátrica Ampla AGA , incluindo dados demográficos e médicos (por exemplo, motivo da internação, comorbidades, número de medicamentos),avaliação funcional (por exemplo, atividades de vida diária, quedas), mental (ou seja, cognição, demência, delírio), e estado nutricional, e dor.
Este estudo visava comparar as características de pacientes idosos internados e aqueles que receberam alta da emergência e determinar os preditores independentes para readmissão em um mês e três meses após a alta.
Os pacientes que receberam alta da emergência (n = 117, 26,5%) foram significativamente menos dependente para AVDs, mobilidade, compras e finanças em comparação com os pacientes hospitalizados.

Pacientes hospitalizados (n = 325, 73,5%) apresentavam significativamente mais risco de ter problemas nutricionais,tinham um índice de comorbidade mais elevada, e um estado cognitivo menor em comparação com aqueles que tiveram alta. Dos noventa e sete pacientes (82,9%) que receberam alta, 18 (18,6%) e 28 pacientes (28,9%) foram readmitidos na emergência dentro de 1 e 3 meses, respectivamente.
Foram fatores preditores independentes par a readmisao em
um mês necessidade de cuidados de enfermagem em casa, necessidade auxilio na alimentação e risco de depressão;
e aos 3 meses pós-alta: internação prévia nos último 3 meses, fisioterapia e necessidade auxilio na alimnetação.

Os autores concluíram que existe uma alta taxa de readmissão dos idosos que tiveram alta após serem atendidos na emergência e chamam a atenção para o valor potencial da Avaliação Geriátrica Ampla ( AGA) na identificação de pacientes idosos com alto risco de readmissão.

Characteristics of older adults admitted to the emergency department (ED) and their risk factors for ED readmission based on comprehensive geriatric assessment: a prospective cohort study
Koen Milisen, et al. BMC Geriatrics 2015, 15:54