Esquina Científica

Decage News - 007 (Outubro-Novembro/2014)

Os digitálicos ainda têm indicação no tratamento da Insuficiência Cardíaca do idoso com fração de ejeção reduzida?
Izo Helber, Eduardo Papa e Monica Cartocci - Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo

A Insuficiência Cardíaca (IC) crônica é frequentemente a via final comum de várias doenças, especialmente a doença arterial coronariana e a hipertensão arterial sistêmica. O avanço nos cuidados à saúde, especialmente nestas doenças, tem como consequência o prolongamento da vida e um número crescente de idosos com IC, resultando na única doença cardiovascular com incidência crescente em todo o mundo.

As mudanças funcionais e estruturais decorrentes da idade, associadas à presença de comorbidades, contribuem para que a IC nos pacientes idosos apresentem certas peculiaridades, como uma prevalência duas vezes maior nos pacientes com 70 anos ou mais se comparados aos mais jovens e um maior índice de hospitalizações. Além disto, cerca de 80% dos pacientes que recebem alta com IC recém-diagnosticada tem mais de 65 anos e 50% têm mais de 75 anos.

O tratamento atual da IC é baseado em estudos de redução na mortalidade, consequentemente os inibidores da enzima de conversão de angiotensina, os bloqueadores dos receptores de angiotensina II, os betabloqueadores, os antagonistas da aldosterona tem indicação classe I.

Entretanto um fator muito preocupante é o numero crescente de reinternações por IC. Quase um quinto (19,6%) dos 11.855.702 beneficiários do Medicare avaliados durante o período de 2003 / 2004 que tiveram alta hospitalar, foram novamente hospitalizados dentro de 30 dias, sendo a IC responsável por 26,9% dos casos.

O estudo Digitalis Investigation Group (DIG) publicado em 1997 foi concebido para analisar se o uso de digitálicos reduziria a mortalidade e hospitalização por IC, e embora a digoxina tenha reduzido o número de hospitalizações em relação ao grupo placebo, não houve redução significante na mortalidade por IC.

.Ahmed e colaboradores reanalisaram 3405 pacientes participantes do estudo DIG com idade superior a 65 anos e fração de ejeção inferior a 45% aleatoriamente randomizados para digoxina ou placebo. Trinta dias após a randomização, os pacientes em uso de digoxina tiveram o risco absoluto e relativo para todas as causas de internação hospitalar reduzido em 2,7% e 34% respectivamente e houve redução do risco de internação por piora da IC em 60%.

Este estudo apresenta varias limitações por ser uma análise pós hoc e ter sido realizado somente em pacientes com fração de ejeção reduzida, embora aproximadamente metade da população idosa apresente IC com fração de ejeção preservada. Além disto, os pacientes do DIG não recebiam betabloqueadores, somente inibidores da enzima de conversão de angiotensina, limitando a generalização destes resultados para a prática médica atual.

Benefícios na utilização de digitálicos em modelo experimental de IC também foram observados por nosso grupo como 1) prolongamento da sobrevida; 2) atenuação da disfunção miocárdica; 3) atenuação da congestão pulmonar, quando confrontadas com ratas que não ingeriram o digitálico durante 280 dias. Entretanto não sabemos se este estudo pode ser replicado em humanos.

Estes resultados sugerem que a digoxina administrada em baixas doses pode reduzir o risco de hospitalizações por IC com fração de ejeção reduzida e melhorar a classe funcional em idosos no estágio C e D (ACC/AHA).

Bibliografia consultada
Digoxin Reduces 30-Day All-Cause Hospital Admission in Older Patients with Chronic Systolic Heart Failure
Robert C. Bourge, Jerome L. Fleg, Gregg C. Fonarow, John G.F. Cleland,
John J.V. McMurray, Dirk J. van Veldhuisen, Mihai Gheorghiade, Kanan Patel, , Inmaculada B. Aban, Richard M. Allman,, Connie White-Williams, Michel White, Gerasimos S. Filippatos, Stefan D.Anker, and Ali Ahmed, MD. Am J Med. 2013 August ; 126(8): 701–708
Severity of the cardiac impairment determines whether digitalis prolongs or reduces survival of rats with heart failure due to myocardial infarction.
dos Santos AA, Helber I, Antonio EL, Franco MF, Tucci PJ.
Int J Cardiol. 2013 Jul 31;167(2):357-61
[Digoxin: the results of the DIG study in the XXI century].
Helber I, Tucci PJ.Arq Bras Cardiol. 2010 Oct;95(4):e108-11.
Digitoxin prolongs survival of female rats with heart failure due to large myocardial infarction.
Helber I, Dos Santos AA, Antonio EL, Flumignan RL, Bocalini DS, Piccolo C, Gheorghiade M, Tucci PJ.J Card Fail. 2009 Nov;15(9):798-804
A novel inexpensive murine model of oral chronic digitalization.
Helber I, Kanashiro RM, Alarcon EA Jr, Antonio EL, Tucci PJ.
Clin Exp Pharmacol Physiol. 2004