Esquina Científica

Decage News - 005 (Agosto/2014)

Dor Persistente no Idoso
Renato Bandeira de Mello- RS

O processo de transição demográfica no Brasil está instituído há pelo menos 3 décadas e tem como consequência o rápido envelhecimento populacional. Já somos mais de 20 milhões de idosos, sendo que projeções do IBGE já para 2030 estimam que a população com mais de 60 anos será maior do que a de brasileiros com menos de 15 anos de idade.

Esse grande contingente de idosos compõe o grupo etário mais suscetível a doenças por associação de processos fisiológicos (senescência) e patológicos (senilidade) do envelhecimento. Em virtude disso, apresentam com frequência múltiplas comorbidades, dentre elas a dor persistente ou dor crônica, que erroneamente pode ser atribuída ao envelhecimento em si. A dor está invariavelmente relacionada à doença física ou psicopatológica e se caracteriza pela persistência do sintoma por 3 meses ou mais. Nos idosos a dor pode ter impacto significativo sobre sua funcionalidade para atividades diárias, anormalidades de marcha, risco de quedas e, em situações mais extremas, sobre a capacidade cognitiva.
 
Trata-se de situação muito prevalente: cerca de 50% dos idosos em geral, alcançando índices superiores a 80% naqueles que residem em instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Apesar da alta prevalência e do potencial impacto sobre a saúde e qualidade de vida, essa condição costuma ser subdiagnosticada em cerca de 40% dos idosos, sendo frequentemente subtratada, mesmo em pacientes com neoplasias malignas2.
 
Sua avaliação deve compreender, além da anamnese e exame físico, a utilização de ferramentas e escalas visuais, porque o idoso costuma sub-relatar o problema ou sua identificação pode ser prejudicada por condições associadas, principalmente o declínio cognitivo. Além de identificar a dor, é fundamental diagnosticar seu fator causal, porque, além da analgesia, o tratamento da doença base é imperativo sempre que possível1.
 
O manejo da dor deve associar medidas não-farmacológicas (fisioterapia e reabilitação física nos casos de dor osteomuscular, por exemplo) a tratamento medicamentoso. Entretanto, maior precaução deve existir, pois alterações da farmacocinética e farmacodinâmica colocam idosos sob maior risco de efeitos adversos e maior potencial de interação farmacológica. Mesmo diante disso, deve-se ressaltar que os analgésicos e moduladores de dor costumam ser efetivos e seguros a esta faixa etária, quando comorbidades e potenciais fatores de risco são considerados na abordagem de tratamento1.

Em geral, o tratamento medicamentoso da dor crônica deve ser contínuo, sobretudo quando a causa é persistente e progressiva. Abordagens fragmentadas e “se necessário” não são recomendadas de forma isolada. Deve-se iniciar com a menor dose possível, reavaliar a eficácia e progredir a analgesia com brevidade, sendo que a menor dose efetiva é o alvo do tratamento. A utilização de fármacos e esquemas de prescrição que favoreçam a adesão são encorajados, assim como a contínua reavaliação com consequente redução de doses e descontinuação do mesmo sempre que possível. Tais premissas de tratamento são recomendadas pelo programa de avaliação de cuidados do paciente idoso vulnerável (ACOVE Project: http://www.rand.org/health/projects/acove.html).

A prescrição deve privilegiar analgésicos comuns em doses fixas (Paracetamol e Dipirona), tanto isolados como em combinação e, em casos de persistência, associação com opióides é o passo seguinte recomendado. Em situações específicas (dor neuropática, por exemplo) o uso de moduladores de dor e anti-depressivos podem ser indicados. Anti-inflamatórios não-esteróides devem ser evitados sempre que possível, visto seu potencial efeito deletério sobre a função renal, o maior risco de doença cardiovascular e sangramentos do trato gastrintestinal3.
 
Em conclusão, a dor crônica é frequente entre os idosos, porém sub-relatada, subdiagnosticada e subtratada. A avaliação deve ser ativa e o tratamento contínuo. A causa da dor deve ser identificada e controlada. O tratamento analgésico deve associar medidas não-farmacológicas e medicamentosas. Dar preferência para analgésicos comuns e opióides, tanto isolados como em associação. Sendo que a estratégia de tratamento deve priorizar medidas de mais fácil adesão e maior segurança, buscando a menor dose efetiva, respeitando as comorbidades e demais fármacos em uso pelo idoso.

Referências:
1- AGS: Pharmacological Management of Persistent Pain in Older Persons. JAGS 2009; 57:1331-46
2- Undertreatment of Cancer Pain in Elderly Patientes. Cleeland CS et al. JAMA. 1998;279(23):1914-1915
3- Cardiovascular safety of NSAID´s: network meta-analysis.Trelle S. BMJ 2011 Jan 11;342:c7086