Esquina Científica

Decage News - 005 (Agosto/2014)

Efeitos Pleiotróficos das estatinas no paciente idoso
Ronaldo Rosa- SP

As estatinas são medicamentos muito conhecidos inicialmente pela sua excelente ação na redução dos níveis de colesterol e de eventos cardio e cerebrovasculares. Mais recentemente foram descritas ações pleiotrópicas e antinflamatórias, explicando parte de seus benefícios clínicos . Todavia, apesar de mais de 20 anos na prática clínica, alguns de seus efeitos ainda vem sendo estudados.

Um desses efeitos muito interessante e promissor é sua ação sobre a enzima telomerase. A telomerase atua na manutenção dos telômeros e sua deficiência está diretamente ligadoao processo deencurtamento e envelhecimento celular. São descritas várias doenças associando a perda da ação da telomerase e o envelhecimento.

A medida que ocorre a divisão celular os cromossomos vão diminuindo seu telômero. Esse “relógio biológico mitótico” nos coloca em rota irreversível de envelhecimento pois na maioria das células somáticas a telomerase não tem ação após o nascimento. Desse modo, os cromossomos vão reduzindo de tamanho a cada divisão celular até que se tornem curtos demais inviabilizando a célula e desencadeando a sua apoptose. Estudos experimentais demonstram que ratos com deficiência de telomerase têm a longevidade diminuída. E o inverso ocorreu quando a telomerase era ativada, com melhora nas funções metabólicas.

Com o objetivo de avaliar o efeito das estatinasem humanos, recente estudo avaliou o efeito de várias estatinas sobre a telomerasee o tamanho dos telômeros. Desse modo, foram avaliados 230 pacientes com idade entre 30 e 86 anos, portadores de dislipidemia. Foram analisados quanto ao sexo, tabagismo, pressão arterial e obesidade. Foram considerados usuários de estatinas aqueles que vinham fazendo uso há pelo menos 3 meses. As estatinas e suas respectivas doses foram as seguintes:rosuvastatina 5 mg, sinvastatina 20 mg e atorvastaina 10 mg.Os efeitos das estatinas foram avaliados através da atividade da telomerase em monócitos do sangue periférico após sua centrifugação. A atividade da telomerase foi medida através de um kit comercial da Roche de PCR-Elisa.

Os resultados mostraram que quem recebeu estatina teve um nível de telomerase superior ao grupo de pacientes que não recebeu. Isso ocorreu independente das variáveis idade, sexo, tabagismo , lipídios , inflamação sistêmica , glicose, e níveis de pressão arterial ( P = 0,019). Além disso, observou-se que com o aumento da idade dos pacientes havia aumento na erosão dos telômeros porém isso foi menos expressivo no grupo que usou estatina, em especial nos mais idosos a (P < 0,0001).

Ainda estamos longe do “elixir da longa vida” dos alquimistas e de outras culturas ao redor do mundo. Todavia, além do estilo de vida saudável (outra utopia dos nossos dias), sabemos que se quisermos retardar o envelhecimento e prolongar nossa vida, um dos caminhos é decifrar detalhadamente a ação da telomerase e aprender como podemos atuar a nosso favor. Entre muitas substâncias que almejam essa posição de destaque, parece que as estatinas podem nos ajudar nesse, ainda, sonho da humanidade.
 
Ref: Boccardi V, Barbieri M, Rizzo MR, et al (2013) A new pleiotropic effect of statins in elderly: modulation of telomerase activity. FASEB J .September 2013 27:3879-3885.