Esquina Científica

Decage News - 002 (Maio/2018)

ODYSSEY OUTCOMES Trial


Este estudo apresentado durante o congresso do ACC testou a hipótese que a droga Alirocumab versus placebo reduziria morbidade e mortalidade cardiovascular em pacientes com síndrome coronária aguda recente com níveis elevados de lipoproteínas aterogênicas apesar do tratamento máximo tolerado de estatina.

O desenho do estudo foi:



O brasil teve grande destaque entre os países que mais incluíram pacientes neste trial com um total de 928 pacientes.

O perfil populacional foi:



Média de idade de 58 anos ( 52 - 65).

Os resultados foram que o Alirocumab reduziu MACE, Infarto do miocárdio e AVC, foi associado a menor taxa de mortalidade por todas as causas e foi seguro e bem tolerado. Os resultados foram mais expressivos na população com níveis de LDL ≥100 mg/dl.

Os resultados foram bastante interessantes mas ainda ficamos com a dúvida de quais seriam os resultados caso a população estudada fosse mais idosa com maior média de idade.

Five-Year Outcomes From the All-Comers Nordic Aortic Valve Intervention Randomized Clinical Trial in Patients with Severe Aortic Valve Stenosis (NOTION).


O objetivo deste estudo foi comparar os resultados da TAVI com a Cirurgia de troca aórtica em pacientes acima de 70 anos com indicação de intervenção na valva aórtica por estenose aórtica.

Estudo randomizado, multicêntrico, prospectivo não cego de dezembro de 2009 até abril de 2013.

O perfil populacional dos pacientes foram:



Média de idade em torno de 79 anos, população bastante representativa para cardiogeritria.

Após 5 anos de seguimento os desfechos de todas as causas de mortalidade, infarto do miocárdio e AVC foram iguais nos dois grupos.



Ocorreram algumas diferenças entre os grupos com maior incidência de Fibrilação atrial no grupo da cirurgia e maior necessidade de marcapasso no grupo TAVI.



Outro fator importante deste trial foi o fato de que 82% dos pacientes eram pacientes de baixo risco cirúrgico (STS < 4%).

Estes resultados indicam que o procedimento de TAVI é seguro e tem resultados muito semelhantes aos resultados cirúrgicos no seguimento de 5 anos. Para conclusões a respeito da longevidade da prótese de TAVI estudos de mais longo prazo serão necessários.



Blood-Pressure Reduction in Black Barbershops


Estudo publicado na revista NEJM. April 5, 2018 N Engl J Med 2018; 378:1291-1301 DOI: 10.1056/NEJMoa1717250

Objetivo do estudo foi avaliar uma abordagem de promoção da saúde aplicado por farmacêuticos especialistas em barbearias para negros com hipertensão arterial comparando esta abordagem ao tratamento convencional da hipertensão arterial.

Desenho do estudo:





A média de idade foi de 54 anos nos dois grupos.

Os resultados mostraram que o grupo intervenção teve níveis de PAS menores do que o grupo controle após 6 meses de seguimento com uma diferença importante (125,8 mmHg vs 145,4 mmHg).



Este estudo sugere que uma abordagem mais próxima e com um acompanhamento mais frequente levaria a um controle muito mais efetivo da pressão arterial com prováveis repercussões nos eventos cardiovasculares a longo prazo. Uma das justificativas do estudo de usar barbearias foi que 30% dos pacientes, apesar de serem hipertensos, não faziam acompanhamento médico rotineiro mas grande parte destes pacientes não deixavam de ir na barbearia, conseguindo um melhor controle da pressão arterial quando abordados na barbearia.

Outro estudo que seria interessante termos resultados em pacientes mais idosos com média de idade mais alta.