Mensagem dos Presidentes  
   

Mensagem do Presidente do Congresso

Brasília, como todos sabem, terá a honra de sediar pela primeira vez, em outubro deste ano, o Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria. A aceitação deste desafio se deu, principalmente, por entendermos que o debate científico, a apresentação de trabalhos originais e os atuais e frequentes avanços da medicina, justificam a tentativa contínua da promoção, divulgação e discussão dos diferentes aspectos que compõe a doença cardiovascular no idoso.

Inexoravelmente, ao longo do tempo, ocorrem em todo o mundo, alterações epidemiológicas populacionais que determinam mudanças nos perfis nosológicos a serem abordados.

O envelhecimento populacional, que ocorre nos países desenvolvidos e emergentes já traz intrinsecamente, implicações médicas, sociais e econômicas que a sociedade não pode descartar.

Entre 1950 e 2025, segundo a OMS, o número de pessoas com 60 anos ou mais deve aumentar 15 vezes, enquanto a população brasileira total, cinco. O país ocupará o sexto lugar em idosos, alcançando, em 2025, 34 milhões de pessoas na terceira idade. Em 2020, a expectativa de vida deve ser de 73 anos e as projeções, para 2025, permitem supor que chegará a 80 anos.

Diante desse cenário, é cada vez mais importante que os médicos estejam preparados para atender e tratar os idosos.

Temos que entender que os pacientes mudaram. Diante disso, hoje, todo profissional da saúde deve saber cuidar de um idoso. Estamos vivenciando o que, alguns anos atrás, o Dr. Maurício Wajngarten chamou de "geriatrização" da saúde".

A vida real, como todos sabemos, é diferente dos 'trials' e a idade por si não deve determinar uma conduta. O idoso requer avaliação diferenciada e global, que contemple atenção em múltiplos domínios da saúde. Depressão, distúrbios cognitivos, apnéia do sono, disfunção erétil são frequentes e prejudicam a qualidade de vida. Atenção especial deve ser dada, ainda, ao diagnóstico de doença subclínica, comorbidades e manifestações atípicas das doenças, cuja frequência sabidamente aumenta entre os mais idosos.

Há neste contexto, grande potencial para se promover o envelhecimento bem-sucedido, por meio da prevenção das doenças cardiovasculares e a expectativa de vida ativa é um desfecho que deve ser considerado nos estudos e nas condutas.   

Estamos trabalhando para proporcionar a vocês, caros congressistas, um adequado foro para a discussão desses e outros temas que fazem da cardiogeriatria um mágico desafio.

Sejam bem vindos!

Brasília, março de 2010

Dr. Augusto Dê Marco Martins
Presidente do Congresso

 
   

Mensagem do Presidente do DECAGE/SBC

Em breve teremos a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria e da Jornada de Cardiogerontologia, que este ano se realizará em Brasília. O fato de ser na capital federal facilitará a participação daqueles que vêm das diversas regiões do país.

A cardiogeriatria vem se consolidando em todo nosso país, com aumento progressivo de interessados, tanto no congresso brasileiro como nos diversos eventos regionais. Vale ressaltar também a participação dos patrocinadores, que igualmente vem aumentando e colaborando para este crescimento.


Destacamos que o objetivo é que haja uma participação ativa dos congressistas, com a apresentação de temas livres, participação nas sessões interativas de casos clínicos, nos colóquios, mesas redondas, entre outros.

A infraestrutura do Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Brasília é excelente e permite receber com conforto e segurança os profissionais da saúde, estudantes, representantes da indústria de equipamentos e farmacêutica, assim como as equipes de apoio.

Estamos muito otimistas e tudo indica que, em 2010, a principal atividade científica do DECAGE/SBC baterá o recorde de participantes, que mais uma vez serão atraídos pela qualidade da programação científica, pela infraestrutura do local, assim como pelas opções culturais e de lazer proporcionadas pela cidade de Brasília.

Roberto Dischinger Miranda
Presidente do DECAGE/SBC

 

 
REALIZAÇÃO CO-REALIZAÇÃO PATROCÍNIO


www.boehringer-ingelheim.com.br
 
APOIO
 
WWW.CARDIOL.BR
 
  
Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br