Destaques


MEMÓRIA DA REUNIÃO DA SBC/DERC COM O EXMO. SR MINISTRO DOS ESPORTES, DEPUTADPO FEDERAL ALDO REBELO


 

Registro da excelente e produtiva reunião entre a Diretoria da SBC/DERC e o Ministro dos Esportes, Sr. Aldo Rebelo, no dia 7 de fevereiro, às 20 horas, no seu gabinete, em Brasília. A partir da esquerda: Drs. Daniel Vasconcelos, Salvador Serra, Maurício Milani, Lázaro Miranda, Pedro Albuquerque, Ministro Aldo Rebelo, Drs. Nabil Ghorayeb, Josmar Alves, Renault Junior e o vereador Jamil Murad.

 

Data: 07/02/2012

Duração: das 19:45 às 20:45
Local: Ministério dos Esportes, Brasília - DF.
PARTICIPANTES:
Pelo Ministério dos Esportes (ME):
• Ministro Aldo Rebelo
• Chefe de Gabinete João Luiz dos Santos Santos
Pela SBC/DERC:
• Pedro Albuquerque
• Nabil Ghorayeb
• Josmar Alves
• Salvador Serra
• Lázaro Miranda
• Daniel Vasconcelos
• Renault Jr
• Maurício Milani
• Jamil Murad (Vereador - SP)


O Exmo. Sr. Ministro nos proporcionou uma acolhida cavalheira e fraterna e se mostrou muito interessado em conhecer a SBC e as possibilidades de futuras parcerias, com foco na atividade física e esportes, e que possam resultar em prevenção das doenças em geral, e das cardiovasculares em particular, diminuindo o sofrimento das populações mais pobres. Em seguida, o Dr. Pedro Albuquerque colocou de forma brilhante e objetiva o que é a ONG de Utilidade Pública Federal SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, suas Filiadas e Departamentos, hoje com 13.000 associados, particularizando as ações do DERC e as possibilidades de atuarmos em parceria e a reciprocidade de benefícios.

Enalteceu a expertise dos quadros do DERC. Solicitou ao Dr. Salvador Serra que apresentasse a revista do DERC, hoje distribuída a todos os associados da SBC, e que poderia ser disponibilizada a todos os médicos do SUS, PSF, UPAS etc, bem como passaria a veicular temas (uma coluna) direcionados ao perfil de assistência médica exercida na ponta do sistema. Dr. Pedro explicou que hoje o patrocínio à revista é de uma única empresa (MICROMED). O Dr. Lázaro enfatizou que este projeto virá ao encontro do recente programa do Ministério da SAÚDE – ACADEMIAS DA SAÚDE – complementando-se mutuamente. O Dr. Salvador lembrou às autoridades ministeriais que: 30 minutos de caminhada, 5 vezes por semana, reduzem as Doenças Cardiovasculares em 14%. Já 60 minutos reduzem 20%. Subir 32 lances de escada por semana reduz em 28%.

O Dr. Nabil acrescentou que o mundo científico já dispõe de estudos comprovando a redução não só das doenças cardiovasculares, como também da mortalidade cardiovascular, bem como a constatação de impactante melhora da qualidade de vida e a sensível redução de custos com as doenças. Assegurou que a informação simplificada, objetiva e correta sobre as várias modalidades de esportes e possibilidades de atividade física, quebra tabus e motiva a população de qualquer nível sociocultural a realizá-las. Os Drs. Josmar, Jamil, Daniel, Renault e Maurício reforçaram a pertinência e o grande alcance que se pode prever para este programa.

 Em seguida, o Sr. Ministro confirmou o patrocínio à revista, o qual poderá vir sob a forma de um anúncio institucional, bem como solicitou à SBC/DERC que disponibilize experts junto à sua área de criação e marketing, bem como o Sr. João Luiz intermediará as ações para a elaboração do contrato de parceria , que se espera seja duradouro. O Ministro Aldo achou interessante a criação de folders, textos com orientações específicas para circularem nas redes sociais de todo o Governo, inclusive estaduais e municipais, bem como outras ações já testadas pela SBC/DERC. Em prosseguimento, o Dr. Pedro solicitou ao Dr. Lázaro que apresentasse os eventos científicos do DERC programados para este ano: Simpósio Internacional em Recife e o XIX CONGRESSO NACIONAL do DERC em Brasília.

O Dr. Lázaro apresentou a necessidade de patrocínio aos 02 convidados internacionais que virão ao Simpósio de Recife. Quanto ao XIX Congresso Nacional, detalhou as várias possibilidades e os respectivos custos, em que o ME poderia participar, tais como: Curso Teório/Prático para o atendimento às Emergências (ACLS) nos Estádios e Quadras, destinado aos colegas médicos do SAMU, UPAS e PSF; Feira de Atividade Física e Saúde, destinada à comunidade; Mesa Redonda Especial sobre Esportes, Dopping, com a participação de médicos indicados pelo ME e o DERC; Passagens e Estadias para palestrantes nacionais e internacionais; Tradução simultânea; Aluguel do Centro de Convenções etc. Em resposta, o Sr. Ministro nos tranqüilizou ao afirmar que o ME participará também do XIX Congresso Nacional, recomendando encontros futuros para os devidos acertos.

O Dr. Lázaro ainda solicitou ao ME o necessário cadastro (CECONV) da SBC como entidade que trabalha em favor do ESPORTE, para que possa ter acesso a patrocínios da Petrobrás, Eletrobrás e Fundação Banco do Brasil, o que nos foi garantido. Ficou enfatizado que todos os detalhes da parceria entre ME-SBC/DERC terá a anuência do Dr. Jadelson Pinheiro de Andrade, atual presidente da SBC. Ao encerrar a profícua reunião, o Exmo. Sr. Ministro Aldo Rebelo aceitou o convite formulado pelos Drs. Pedro e Lázaro para participar da solenidade de abertura do nosso XIX Congresso Nacional em Brasília e levar uma mensagem aos congressistas.


Link para o Portal da SBC

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC | Todos os Direitos Reservados © 2016 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | www.cardiol.br