Orientações Educativas à População Brasileira ==> Ministério do Esporte - SBC/DERC

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Sempre ativo!

Assim deve ser o dia a dia de todos os indivíduos. Para o idoso, geralmente aposentado e sem maiores obrigações de atividades fora de casa, ser sempre ativo é ainda mais do que necessário, é indispensável.

Ser sempre ativo reduz o risco de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, que são as que mais matam no Brasil. Veja que interessante: andar rapidamente meia hora cinco dias na semana reduz o risco de infarto do miocárdio em 14%. Se for uma hora, 20% de redução. Procurar subir e descer escadas ao invés de usar o elevador também protege contra doenças. Se forem 32 lances de escada por semana o risco de doenças do coração diminui em 28%. Tudo isso sem gastar um centavo. Então, por que não? Faça isso!

Outro exercício que deve ser feito é o de força, antigamente chamado de musculação. Esses exercícios na terceira idade são ainda mais importantes, porque o idoso perde massa muscular e o exercício de força diminui esta perda, além de fortalecer os ossos, reduzir o risco de quedas e de suas complicações, caso elas venham a acontecer, além de diminuir o trabalho do coração.

Portanto, para aquele da terceira idade a recomendação é menos tempo na frente da televisão e do computador e muito mais minutos destinados ao exercício físico. Ande, ou use a bicicleta, regular e rapidamente pelo menos 30 minutos, de preferência todos os dias, ou pelo menos cinco dias na semana, e faça exercício de fortalecimento muscular.

O que seria o ideal? Bom, se souber que já tem problema no coração, tem que consultar o médico para saber se pode se exercitar agora ou só mais tarde. Não sabendo se tem e desejando iniciar um programa de exercício, ir ao médico para uma avaliação é aconselhável. Dependendo, pode ser até que o esporte que desejar praticar possa também ser autorizado por ele. Caso o médico o libere para atividade física, ficar parado, sentado, dormindo excessivamente é de muito mais risco do que manter-se sempre ativo. Nada é mais saudável e traz mais benefício para a saúde. Agora, se durante o exercício ou mesmo fora dele começar a sentir dor ou desconforto no peito, palpitações, tonturas, falta de ar e cansaço, mesmo nos esforços leves, interrompa os exercícios e consulte o médico. Ele irá orientá-lo se deverá ou não continuá-los ou se terá que aguardar até concluir a investigação do seu caso.

Enfim, podemos concluir com quatro conselhos para uma vida saudável no indivíduo da terceira idade:

1. Aumente a ingestão de alimentos como peixes, legumes, verduras e frutas e evite comidas gordurosas de origem animal e o excesso de sal e doces.
2. Procure desenvolver um bom relacionamento familiar e de amizade entre todos.
3. Tenha sempre uma noite de sono reparador.
4. Procure manter-se ativo em todos os momentos possíveis, estimulando a si próprio a ter esses momentos. Fique atento e aceite as nossas sugestões:
- Passeie com o seu neto e, sempre que possível, faça compras a pé.
- Desça um ou dois pontos de ônibus antes ou depois do local desejado.
- Caminhe no mínimo 30 minutos cinco dias na semana.
- Faça exercícios de força duas vezes na semana.
- Substitua o elevador e não perca a oportunidade, sempre que possível, de subir dois ou três andares de escada.
- Dance e pratique hidroginástica, são também outras duas formas adicionais ou alternativas de se manter ativo.
- Respeite o seu limite, não fique ofegante, ou seja, a intensidade ideal é aquela em que você pode conversar ainda com conforto.
- Sempre comece devagar e vá andando cada vez mais depressa até a sua velocidade ideal e, no final, reduza a intensidade também progressivamente.
- Beba sempre pequenos e frequentes goles de água antes, durante e após o exercício, principalmente durante os dias com temperatura elevada e baixa umidade do ar.
- Procure seu médico quando iniciar o programa e, principalmente, se durante os exercícios sentir dor ou desconforto no peito, tonturas e palpitações, cansaço ou dificuldade de respirar que antes não sentia.

Tais atitudes devem fazer parte integrante e indispensável do seu dia a dia.
Assim, você estará contribuindo para ter uma vida mais feliz e de muito melhor qualidade e, certamente, bem mais longa. Além disso, você estará educando aos demais membros da família e aos seus amigos sobre como se deve proceder para se ter uma vida mais saudável.
Faça isso!
Essas são as nossas recomendações para os idosos brasileiros.

Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DERC)
 

Link para o Portal da SBC

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC | Todos os Direitos Reservados © 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | www.cardiol.br