BEM VINDO AO GEDORAC

Bem vindo ao Grupo de Estudos de Doenças Raras com Acometimento Cardíaco. Criado em 2020 com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e dos Departamento de Cardiologia Clínica (DCC) e do Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC), nosso objetivo é difundir o conhecimento a respeito das cardiomiopatias genéticas raras frente ao crescente aumento do número de indivíduos diagnosticados no Brasil. Este cenário é resultado dos avanços tecnológicos que tornaram o estudo genético mais acessível do ponto de vista econômico e possibilitaram o desenvolvimento de terapêuticas medicamentosas específicas. Há, ainda, uma necessidade crescente de incorporação de conceitos de cardiogenética e de medicina de precisão à rotina clínica a fim de aumentar a qualidade das intervenções terapêuticas e, desta forma, modificar a evolução natural das doenças. O compartilhamento de experiências e a produção de conhecimento são fundamentais para este processo e para tanto contamos com a sua participação.



CORAÇÃO SANGRENTO – SÍMBOLO DO GEDORAC



Nome Científico:

Dicentra spectabilis

Nomes Populares:
Coração-sangrento, carro de Vênus, lyre flower

Família:
Fumariaceae

Categoria:
Flores Perenes

Origem:
Ásia

Clima:

Mediterrâneo, Subtropical, Temperado

Altura:
0.6 a 0.9 metros

Luminosidade:
Meia Sombra

Ciclo de Vida:
Perene

Apresentamos o símbolo deste grupo: Dicentra spectabilis ou Coração Sangrento é uma planta de cerca de 50 cm oriunda de regiões como o leste asiático, sul do Japão e Sibéria. É também conhecida pelos nomes de carro de Venus e lyre flower, prefere climas temperados e solos férteis. As flores são pendulares, em formato de coração e dispõem em grupos de 3 a 15 unidades. O formato de coração combinado com as cores vibrantes, originalmente rósea, branca ou avermelhada atrai os olhares e não permite que ela passe desapercebida nem mesmo ao indivíduo mais distraído. O cultivo pode ser realizado inclusive em vasos e a manutenção relativamente simples com adubação mensal. Apesar da aparência frágil, é planta perene e sua resistência aumenta com o passar das florações que costumam ocorrer na primavera e no verão.

Sua rara beleza e força de sobrevivência serve de inspiração ao GEDORAC. Foram longos anos de trabalho de divulgação do tema junto aos cardiologistas da SBC. Plantamos sementes de conhecimento ressaltando o papel do cardiologista no diagnóstico e manejo de cardiopatias genéticas raras. Agora colhemos como fruto este espaço para o refinamento dos conhecimentos, discussão de casos e estímulo à produção científica. E frente à complexidade de algumas patologias, esperamos poder estimular o trabalho interdisciplinar com as demais especialidades médicas e de suporte à saúde como enfermagem, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional. Que os corações acometidos por doenças raras não precisem sangrar para receber auxílio especializado e de alta qualidade!

REFERÊNCIAS: 1- Hodges, Laurie. "Bleeding heart: a review for growers." HortTechnology 22.4 (2012): 517-522. 2- Lopes, L. C., LOPES LC, and WEILER TC. "Light and temperature effects on the growth and flowering of Dicentra spectabilis (L.) Lem." (1977). 3- Link