Coluna
Morte na Maratona de NY
Em relação à morte do esportista, será importante averiguar como foi
avaliado esse brasileiro que faleceu na maratona de NY. Vejam que a
possibilidade de não detecção de doenças cardíacas de risco é de 2%, com
cardiologista experiente em esportes. O não especialista tem mais
dificuldades, logicamente.
As possibilidades desse não diagnóstico poderão ocorrer por:
1 - Desconhecimento técnico do médico não cardiologista em detectar
alterações, mesmo discretas, nos exames de pré-participação.
2 - Desconhecimento de que significativo percentual de atletas, que tiveram
morte súbita até 10 dias antes, tiveram sintomas premonitórios não
valorizados e que essa possibilidade não foi repassada aos esportistas
(estudo da American Heart Association de 2000). O brasileiro que faleceu
sentiu-se mal durante a maratona, avisou um colega, mas continuou a correr
e... aí teve a parada cardíaca. Há muito avisamos que qualquer mal-estar no
esforço deve ser valorizado e comunicado ao médico.
3 - Na faixa de idade acima dos 40 anos, as pessoas devem saber que correr
maratona não é como passear no shopping, precisamos de preparação física e
técnica orientada e avaliação médica especializada em cardiologia do
esporte, ao menos 6 a 9 meses antes.
4 - Na verdade, é impossível o risco zero. Sendo assim, qualquer evento
médico deveria ser esmiuçado aos mínimos detalhes para que possamos
preveni-lo ao máximo, com as limitações razoáveis do ser humano.
5 - Não devemos tapar o sol com a peneira; vamos ter mais problemas, sem
dúvida. Os exageros e falsas garantias de sucesso são parte do dia a dia do
modismo das corridas (muitas sem responsabilidade pelo Brasil afora) que
temos. Boas empresas de consultoria física nós temos, os clientes chegam aos
borbotões; então o que fazer?
a) não podemos facilitar os pré-requisitos de avaliações pré-participação
que devem ser sempre completas;
b) não desvalorizar pequenas alterações que encontramos e, nesse caso, não
deixar de solicitar segunda opinião ou junta médica, com humildade e
responsabilidade, visando o bem estar do nosso cliente.
Afinal, ninguém sabe de tudo e nem é anjo!
Nabil Ghorayeb
nghorayeb@terra.com.br