Eco é o Limite 2018



HISTÓRICO

Durante os congressos do Departamento de Ecocardiografia (DEPECO agora DIC) de 2001 a 2011 existiu uma sessão muito popular chamada Eco e o Limite. Uma sessão, que era uma jogo de acerto de diagnósticos ecocardiográficos, inspirada numa sessão similar do congresso americano que por sua vez era inspirada num jogo da televisão. Eu, Luciano Belem, era uma admirador dela assim como os Drs Jorge Assef e Rodrigo Barreto e por ocasião do congresso em São Paulo com Jorge presidente, tivemos a oportunidade de fazer a nossa versão brasileira. Ao invés do jogo individual criamos equipes (algumas vezes fantasiados), os erros das equipes eram repassados para a plateia que era premiada quando acertava (prêmios doados pelas empresas) , tínhamos perguntas fora da medicina e vídeos divertidos inseridos como “comerciais”. Foram anos de sucesso e sempre a ultima sessão daquele dia cansativo de congresso com a finalidade de relaxar e aprender se divertindo num ambiente informal. A partir da segunda edição o software caseiro que criei para comandar o jogo foi substituído por um software mais profissional desenvolvido pela Medware e o Dr Carlos Eduarde Suaide da Silva passou a integrar a equipe.

Em 2011 resolvemos parar por motivos pessoais de alguns membros da equipe. A saudade daqueles tempos ( que incluía um dia inteiro muito divertido de preparação na casa do Jorge em SP) me fez insistir com os demais colegas para fazer uma sessão especial que talvez aconteça no congresso de 2019 em SP, e me levaram a ter a ideia de um aplicativo para celular, com uma forma de jogo em que você possa testar seus conhecimentos e aprender durante o seu dia a dia. As minhas ideias foram apresentadas numa reunião no Rio em final de maio ao Moises (diretor da Medware) e ao nosso colega ecocardiografista mas muito ligado a informática, Dr Jose Carlos Moreira. Foi desenvolvido pela Medware o protótipo que foi apresentado por mim aos Drs Marcelo Vieira, Jorge Assef e Rodrigo Barreto em SP e como todos gostaram da ideia combinamos um teste mais avançado durante o congresso do DIC em Florianopolis.

Hoje recebo diariamente via WhatsApp imagens e vídeos com casos interessantes ou de duvida diagnostica. A minha ideia e’ criar além do aplicativo do jogo, o site Eco e o Limite, vinculado ao DIC, mas independente, que sirva de um ponto de encontro para os ecocardiografistas se comunicarem, discutirem casos, se atualizarem através de artigos comentados, sirva de ponte com as empresas de equipamento que muitas vezes são difíceis de acessar para tirar duvidas sobre o funcionamento do ecocardiógrafo etc. O envio diário (20 por mês) de um caso para resposta por múltipla escolha e a minha ideia inicial com a apuração mensal e divulgação das respostas. Estamos numa fase muito inicial precisando de sugestões. A nossa ideia depois do teste em maior escala em Florianopolis e se a repercussão for positiva, colocar o site em funcionamento no final de 2018, inicio de 2019.

Dr. Luciano Belén
Sócio fundador DIC - Rio de Janeiro




INSTRUÇÕES ECO É O LIMITE 2018

PARA BAIXAR:
Em Android: Acesse pelo Google Play o aplicativo Eco é o Limite, baixe gratuitamente.
Em IOS: Disponível somente em setembro.
Pelo Site: Acesse www.ecolimite.com.br

COMO USAR:
É necessário criar um login com usuário e senha, receberá um e-mail de confirmação de cadastro. Caso não queira se identificar, é possível usar um APELIDO.

COMO JOGAR:
Clique no botão de INICIAR para ter acesso as sessões de jogo.
As sessões são abertas no dia e hora marcado, temos uma nova sessão no dia 10 de agosto (próxima sexta) ao meio-dia. É necessário já estar devidamente cadastrado para jogar.
Durante o jogo as respostas não serão mostradas, cada jogador somente poderá saber a quantidade de pontos alcançados. Em cada caso, as respostas são embaralhadas assim ninguém saberá as respostas corretas.
Às 14h da sexta, no próprio aplicativo será possível conhecer o gabarito, clique na opção VER RESULTADO e poderá saber o que acertou e errou com respostas comentadas.
Na opção RANKING no menu conhecerá os maiores pontuadores.

RECOMENDAÇÕES:
Por ser um aplicativo conectado, o uso do sistema está condicionado a qualidade da banda de internet no local, caso esteja conectado em WIFI é possível ter maior velocidade e qualidade.