MENSAGEM DO PRESIDENTE


Aos associados do Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC/SBC),

Queridos amigos, saudações fortes.
Estamos iniciando a partir de janeiro de 2018 novo período de gestão bianual do Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC/SBC). Isto é motivo de enorme alegria e oportunidade ímpar e muitíssimo especial para podermos implementar de forma conjunta e coletiva novas ideias, projetos e possibilidades de realização. Vamos fazer uma gestão baseada em atuação nuclear e tomar decisões de forma compartilhada e orgânica. Para tanto, o novo grupo de gestão traz novidades em seu organograma, a saber:

1. Comissão de temas especiais;
2. Conselho de ex-presidentes;
3. Comissão de Cardiopediatria.

Cada um destes novos organismos traz em sua constituição membros de nosso departamento com extraordinária vivência e expertise em múltiplas áreas de atuação.

Exemplo: para a comissão de temas especiais, com participação do Dr. Fábio Villaça Guimarães Filho, Marília; e da Dra. Vera Márcia Lopes Gimenes, São Paulo, teremos as seguintes ações iniciais:
1. A realização de simpósios regionais em diferentes estados de nosso Brasil. Para esta atribuição teremos como coordenador o Dr. Sílvio Henrique Barberato, de Curitiba, que ficará à frente da organização dos vários simpósios. O primeiro a ser realizado ocorrerá em Goiânia, sob a presidência da Dra. Daniella Rassi.

2. Faremos aulas mensais gratuitas aos associados com transmissão a partir de São Paulo, estando este núcleo de atividades sob a coordenação da Dra. Cláudia Gianini Monaco, São Paulo. Neste segmento o objetivo é levar informação atualizada em ecocardiografia para as distintas regiões do Brasil.

3. Faremos a organização estrutural do segmento de cardiopediatria, com o intuito da divulgação mais ampla desta tão significativa parcela do diagnóstico por imagem. Esta coordenação estará a cargo de nossa ex-presidente, Dra. Samira Saady Morhy, de São Paulo.

4. A criação do conselho de ex-presidentes me parece apropriada no sentido do aconselhamento e da visão ultra-estrutural de um grupo muito especial de associados que tiveram a responsabilidade das gestões anteriores. Haverá uma reunião anual em que será organizado documento de sugestões para o ano seguinte. O primeiro conselho terá a coordenação do Dr. Jorge Assef, de São Paulo, com a coordenação seguinte a cargo do Dr. Arnaldo Rabschoffsky, do Rio de Janeiro.

5. Vamos planejar a possibilidade de ofertar researchfellowship (bolsa de pesquisa) a associados do departamento em serviços de imagem do exterior. Será constituída comissão para viabilização do projeto. Iremos continuar curso de atualização de ecocardiografia, em que pretendemos manter a coordenação da Dra. Ana Clara Tude Rodrigues; do Dr. José Lázaro de Andrade e do Dr. Edgar Bezerra Lira Filho.

Faremos cursos de atualização em tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear, medicina nuclear, ultrassonografia vascular, com módulos de 5 a 6 aulas, sob a coordenação dos vice presidentes das distintas áreas: Dr. Roberto Caldeira Cury, de São Paulo; Dr. Juliano Lara Fernandes, de Campinas; Dra. Simone Cristina Soares Brandão, de Recife, com o apoio do Dr. Gabriel Leo Blacher Grossman, de Porto Alegre; Dr. Mohamed Hassan Saleh, de São Paulo. Todas as ações de ensino e educação continuada terão o apoio do coordenador desta comissão, Dr. João César Nunes Sbano, de São Paulo.

Iremos organizar livro de nosso departamento com a participação das multimodalidades para o diagnóstico das distintas cardiopatias. Este projeto terá a organização de nosso ex-presidente, atual presidente do conselho deliberativo, Dr. José Luis Barros Pena, de Belo Horizonte. Para a área científica, planejamos iniciar dois estudos de âmbito nacional:
1. Estudo sobre valores normais para a população brasileira, sob a coordenação da Dra. Ana Clara Tude Rodrigues, de São Paulo; e do Dr. Marcelo Haertel Miglioranza, de Porto Alegre;

2. Estudo sobre sincronia cardíaca, sob a coordenação da Dra. Ana Cristina de Almeida Camarozano, de Curitiba; e do Dr. Luciano Herman Juaçaba Belém, do Rio de Janeiro. Para a prova de habilitação em ecocardiografia, teremos a coordenação da Dra. Adenalva Lima de Sousa Beck, de Brasília, que está à frente de extraordinário núcleo de organização estrutural sob o apoio de 3 sócios com ampla vivência em ensino.

A comissão de internet mantem-se sob a coordenação do Dr. José Carlos Moreira dos Santos, que vem realizando trabalho magnífico nas últimas gestões.

A comissão de ensino e acreditação, estará sob a coordenação do Dr. David Costa de Souza Le Bihan, São Paulo, que estará em associação com o Dr. Cláudio Henrique Fischer, São Paulo, atuando em relação a diferentes especialidades em que há interface profissional com a ecocardiografia (exemplo: anestesiologia).

Para a importante comissão de honorários e de defesa profissional, manteremos o extraordinário trabalho do Dr. Wagner Pires de Oliveira Jr, Brasília, que em associação com o Dr. Luiz Henrique Weitzel, Rio De Janeiro, estará mais do que atento a tantas questões cruciais desta área.

Para a nossa querida Revista, estará como editora-chefe a Dra. Viviane Tiemi Hotta, que com 30 dias de atuação já realizou magnífico trabalho estrutural, constituindo grupo de apoio de diversas modalidades e em várias regiões do país. Peço a todos associados do DIC que reservem especial olhar para a revista, no sentido do enviar artigos originais, relatos de casos e artigos de imagem. A revista é o maior meio de divulgação da informação nacional. Peço olhar especial para ela.

Outro aspecto relevante será a associação com as três principais sociedades mundiais de ecocardiografia e de imagem, American Society of Echocardiography (ASE), European Association of Cardiovascular Imaging (EACVI) e Asociacíon de Ecocardiografía de la Sociedad Interamericana de Cardiología (ECOSIAC). Para isto, três associados estarão em contato próximo com estas sociedades, Dr. Arnaldo Rabichoffsky com a ASE; Dr. Marcelo Miglioranza com a EACVI; e Dr. Oscar Sanches Osella, São Paulo, com a ECOASIC. Para a associação com as três sociedades há valores bastante acessíveis atualmente, disponíveis na webpage de cada sociedade. Para inter-relacionar as diferentes modalidades de imagem do DIC estará a Dra. Elisa de Almeida Gripp, do Rio de Janeiro.

Para a realização deste projeto de gestão, três associados terão participação mais do que especial: Dr. Marcos Valério Coimbra de Resende, São Paulo, diretor financeiro; Dr. André Luiz Cerqueira de Almeida, Feira de Santana, diretor administrativo e Dr. José Maria del Castillo, Recife, vice presidente de ecocardiografia.

O nosso próximo congresso de Imagem Cardiovascular, 8º Congresso do Departamento de Imagem Cardiovascular - DIC, será realizado na linda cidade de Florianópolis, entre os dias 9 e 11 de agosto de 2018, sob a presidência do Dr. Jamil Mattar Valente, com a coordenação científica da Dra. Maria Emília Lueneberg. Maria Emília e todo o grupo da organização do congresso têm realizado trabalho extraordinário, realmente magnífico. Estamos mais do que certos que este evento será de altíssimo nível científico e de enorme interesse para os associados. Vários professores internacionais estarão presentes, nos brindando com conhecimento, ensinamentos e joie de vivre.

Gostaria de agradecer e de parabenizar profundamente a nossa mais que querida ex-presidente, sempre presidente, nossa primeira dama, Dra. Samira Saady Morhy, pela gestão realmente de vanguarda, pela estrutura de nosso departamento, pelo destemor diante de cenários tão diversos e, sobretudo, pelos ensinamentos diários que tenho eu a grata felicidade de receber.

Grande abraço a todos os associados de nosso departamento. Espero que esta gestão seja de todos e para todos. Por favor, nos enviem sugestões e requisições.

O departamento é sobretudo, coletivo.
Grande abraço.

Marcelo Vieira
Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC, SBC)
Presidente (2018-2019)