COMUNICADO IMPORTANTE: MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DA ECOCARDIOGRAFIA É APROVADA PELA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA


PREZADOS SÓCIOS,

Em sessão plenária da Comissão Nacional de Residência Médica, ocorrida em 21/11/2018 no Ed. Sede do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília-DF, foi aprovada a Matriz de Competências da Ecocardiografia no Brasil. Esta Matriz de Competências deverá ser utilizada para:
1. Orientar e padronizar os programas de formação em Ecocardiografia a nível nacional, sejam Programas de Residência Médica, ou Programas de Especialização.
2. Nortear as regras para obtenção do Certificado de Atuação em Ecocardiografia, a ser conferido pela Associação Médica Brasileira, mediante prova junto ao Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma vez concluído o programa de formação.

O documento deverá ser publicado na íntegra, no Diário Oficial da União, em 2019, e terá validade a partir de 2020. Ficou estabelecido que o tempo de residência para a formação completa em Ecocardiografia deverá ser de dois (2) anos e poderá incluir EcoDoppler de artérias carótidas e vertebrais para avaliação da espessura mediointimal, placas e quantificação de estenoses, como parte da avaliação de risco cardiovascular.
   
DEPARTAMENTO DE IMAGEM CARDIOVASCULAR –DIC/SBC
Diretoria 2018/2019