INFORMATIVO ONLINE

Hipertensão

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE CARDIOVASCULAR

No período de 23 a 25 de outubro será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte que neste ano terá como tema "Atividade Física: Construindo Saúde”. Promovido pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), o Simpósio é hoje considerado como o maior e mais representativo evento no Brasil, proporcionando o encontro dos mais destacados pesquisadores voltados para as áreas de saúde e esportes abrangendo principalmente educação física, fisioterapia, medicina e nutrição e áreas afins que visão a promoção da saúde.

Nessa edição do Simpósio Internacional de Ciências do Esporte um dos pontos com destaque na Discussão do tema ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE CARDIOVASCULAR. Essa temática foi inserida no Simpósio em virtude dos dados epidemiológicos alarmantes e seu impacto na economia em saúde. Nas figuras abaixo destacamos os dados de morte dor doença cardiovascular que o Brasil se encontra, ou seja, uma morte a cada 2 minutos e ao lado o quanto poderia ser economizado se uma população passasse a adotar um estilo de vida mais ativo algo em torno de 37 milhões de dólares/ano.

O tema fará parte de um dos 6 cursos do programa e será ministrado pelo Prof. Dr. Barry Franklin (Beaumont University – EUA), no primeiro dia será apresentado, Reabilitação do Paciente Coronariano no Século 21: Mudando Paradigmas e Percepções, no segundo dia teremos “ Treinamento de Resistência na Saúde e Reabilitação: Segurança, Fundamentos, Benefícios e Guias de Prescrição”, nessa temática apresentará o verdadeiro significado da Atividade Física realizada com a sustentação e levantamento de pesos. O Dr. Franklin é Ex-Presidente do American College Sports Medicine e Chairman do Comitê de Atividade Física na American Heart Association, além de Professor Adjunto da Universidade de Michigan, Universidade de Oakland, Universidade Estadual de Wayne, Departamento Médico de Universidade de Michigan e Diretor de Reabilitação Cardíaca e do Laboratório de Exercício do William Beaumont Hospital, Michigan.

Além do Curso haverá outras intervenções como a Conferência “ É a caminhada um estímulo suficiente para treinar pessoas com e sem doença cardiovascular?”, mostrará os novos achados da prática regular da caminhada e esclarecer qual o limiar para buscar adaptações a saúde cardiovascular e a Mesa-Reonda “ Mensagem de Atividade Física para a Construção da Saúde, com a presença do Dr. Franklin, Dr. Victor Matsudo Coordenador do Programa Agita São Paulo e do Dr. Steven Blair Coordenador Científico do Copper Institute.

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 31/01/2026 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br
 Busca