ATAS SBC/DHA - 28/04/2006  

Ata da Reunião do SBC-DHA em 28/4/2006


Foi realizada em em 28/4/2006, em São Paulo, no Centro de Convenções ITM, sala 6, a Reunião do SBC-DHA, tendo como paricipantes os Drs. Andréa Brandão, J. Vilela Martim, Ma. Fátima Azevedo, Marcus V. B. Malachias e o Dr. Ayrton Pires Brandão.

A Dra. Andréa abriu a reunião relatando que continuam as discussões junto a SBC para a adequação do regimento interno do DHA, frente às exigências da entidade mãe, sem ainda a definição final de alguns pontos.

A Dra. Andréa fez um relato da situação atual do DHA, que já conta com cerca de 1.300 sócios; possui um revista (Rev. Bras. Hipertensão)- que é publicada há 14 anos, é indexada ao LILACS e constitui-se na mais prestigiada publicação da área no país; possui um livro texto “Hipertensão”; realiza um Simpósio anual; tem atualmente 18 representações regionais,; possui uma home-page – que é a mais visitada do portal Cardiol; realiza e apóia eventos científicos tradicionais ou virtuais; possui um significativo saldo em conta bancária e realiza Confrarias da Hipertensão em todo o país. Desta forma a presidente reiterou a importância e a representatividade do DHA frente aos seus sócios, à SBC e à comunidade médica.

A Dra. Fátima relatou dados referentes ao Simpósio de HA em Natal, cuja organização já se encontra em fase acelerada. A Data do evento deverá ser: 30/10 a 1/11/2008, em Natal. Várias ações comunitárias, além da programação científica e administrativa já estão em fase de planejamento.

Em seguida o Dr. Marcus relatou que fez a inscrição de chapa, encabeçada por ele, para o DHA 2010/2011. A referida chapa ficou assim constituída:

Chapa Concorrente ao Departamento de Hipertensão Arterial da SBC 2010/2011.
Presidente: Marcus Vinícius Bolívar Malachias (MG)
Vice-Presidente: Miguel Gus (RS)
Diretor Científico: Luiz Aparecido Bortolotto (SP)
Diretor Financeiro: Armando da Rocha Nogueira (RJ)
Diretor Administrativo: Luiz César Nazário Scala (MT)
Diretora de Relações com Estaduais e Regionais: Maria Fátima de Azevedo (RN)
Comitê Científico Assessor:
Audes Diógenes de Magalhães Feitosa (PE)
José Fernando Vilela Martin (SP)

Em seguida foi discutido o projeto científico do DHA e a proposta de sua realização a por longo prazo, iniciando-se agora e estendendo-se pelas próximas duas Diretorias. Houve disposição de se concretizar tal acordo. A Dra. Andréa informou que foi solicitado ao Dr. Marcus V. Bolívar Malachias que elaborasse um plano científico de atuação a longo prazo do DHA. O Dr. Marcus relatou o seu projeto e submeteu-o à avaliação dos presentes, como abaixo descrito:

Projeto de Difusão Científica do DHA
Promoção: Departamento de Hipertensão da SBC (DHA/SBC)

1) I Oficina de Hipertensão e Cardiometabolismo
Objetivo: promover educação médica continuada teórico-prática, em grau avançado, para cardiologistas e outros especialistas de interesse na área (generalistas, geriatras, endocrinologistas, nefrologistas) sobre hipertensão e distúrbios cardiometabólicos (dislipidemias, síndrome metabólica, diabetes, aterosclerose, disfunção renal etc).

Desenho: módulo único composto de 2 aulas teóricas interativas e 1 módulo prático de casos clínicos, perfazendo 3horas e 40 minutos de atividade científica.

Programa:

1) Aula A: Oficina de medida da PA- métodos de medida da PA (convencional, eletrônico, MRPA, MAPA, rigidez arterial); estratificação de risco (diretrizes nacionais e internacionais de HA, Dislipidemias, S. Metabólica, Diabetes), guia para identificação de hipertensões secundárias.
2) Aula B: Tratamento da HA e das alterações cardiometabólicas (diretrizes nacionais e internacionais de HA, Dislipidemias, S. Metabólica, Diabetes, Tabagismo).
3) Casos Clínicos Interativos.

Certificação: Será emitido certificado de treinamento teórico/prático na Oficina de Hipertensão e Cardiometabolismo do DHA/SBC. Haverá pontuação para a revalidação do TEC SBC/AMB.

Continuidade/Interatividade: os participantes poderão participar da comunidade virtual interativa “Oficina de Hipertensão e Cardiometabolismo” na página do DHA/SBC, no portal www.cardiol.br, para discussão de casos clínicos e demais serviços oferecidos pelo DHA.

Patrocínio: indústrias farmacêuticas e de equipamentos de medição de pressão arterial interessados.

Locais: Nas 18 capitais em que existem representações estaduais do DHA e em cidades de grande/médio porte com capacidade para o aproveitamento do conteúdo programático.

Obs: As cidades participantes deverão ser avaliadas/indicadas pela diretoria do DHA, representações regionais e patrocinadores.

Divulgação: A Assessoria de Imprensa da SBC (DOCPRESS) fará divulgação na mídia regional e local por meio de releases e contatos pessoais/telefônicos. A divulgação junto aos médicos será feita por mensagens eletrônicas, via portal Cardiol.br e envio de e-mails do DHA. O convite pessoal deverá ser feito pelos representantes dos patrocinadores nas referidas regiões.

Período: início no 2º semestre de 2007.

Foi também informado pelo Dr. Marcus a intenção de se realizarem outras ações, já informadas via e-mail à diretoria, conforme se segue:

Web-Simpósios de Hipertensão e Cardiometabolismo

Desenho: Web-Simpósios com 2 palestrantes discutindo um caso clínico de hipertensão associada a distúrbios cardiometabólicos.

Programa:

1 - HA e Diabetes
2 - HA e dislipidemia
3 - HA e disfunção renal
4 - HA e aterosclerose

Periodicidade: bimestral

Manual de Hipertensão e Cardiometabolismo
Desenho: manual de consulta rápida com o resumo das recomendações das principais diretrizes para controle de HA, Dislipidemia, Diabetes, S. Metabólica, avaliação da função renal, dietas.

Manual de Dietas em Cardiometabolismo
Manual de consulta rápida com exemplos de dietas - para emagrecimento (1.500 e 1.700 Kcal), dislipidemias, hipertensão (DASH), mediterrânea, para insuficiência renal, vegetariana – para uso prático no consultório.

Após apresentação das idéias o Dr. Marcus recebeu apoio dos presentes para discutir junto à próxima diretoria a implementação do projeto. A Dra. Andréa designou o Dr. Marcus como coordenador do Projeto, solicitando que o mesmo o desenvolva e o apresente na próxima reunião para a plena efetivação do mesmo.

A Dra. Andréa sugeriu que a discussão desse projeto fosse submetido a uma reunião estratégica de líderes em Hipertensão, composta pelas 3 Diretorias mais os ex-presidentes. Foi levantada a preocupação de que uma reunião, com esse grande número de pessoas, pudesse ser pouco resolutiva e extensa. A Dra. Fátima reiterou que para tanto seria necessário realizar uma reunião estruturada e previamente planejada, visando a objetividade de tal encontro. A Dra. Fátima sugeriu ainda que a SBC realizasse ações junto à população.

A Dra. Andréa agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

Versão em PDF, clique aqui.
 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 15/06/2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br
 Busca