ATA SBC/DHA - 21/03/2007

Ata da reunião do DHA em 21 de março de 2007, São Paulo.

A Dra. Andréa Brandão inicia a reunião agradecendo a presença dos participantes:
- Dr. Flávio Fuchs
- Dr. Oswaldo Passarelli
- Dr. Marcus Malachias
- Dr. Weimar Sebba.

Em seguida a Dra. Andréa submete o relatório das atividades do DHA 2006 à apreciação da diretoria presente. Em seguida propõe a idealização de novos projetos para a utilização adequada dos recursos do departamento.

Todos os presentes se manifestaram de acordo com o relatório.

Na seqüência a Dra. Andréa leu a ata da reunião do DHA no dia 23 de novembro durante o Simpósio de Hipertensão Arterial em Goiânia, que foi aprovada.

O tópico seguinte a ser abordado foi com relação ao Portal da SBC. A Dra. Andréa comenta ter encontrado dificuldades na implantação de uma página do DHA de forma ativa e útil para os seus associados e comenta da necessidade de que uma pessoa assuma mais presente a função de implantar esta página. Alguns problemas foram relatados na reunião como, por exemplo, o extravio de casos enviados pelo Dr. Audes ao Portal da SBC que resultou na não publicação do mesmo.
 
O Dr. Flávio Fuchs sugere que seja estabelecido um perfil adequado aos objetivos do DHA com relação ao Portal e em seguida a contratação de uma pessoa para gerenciar esta página na Web, a ainda que este seria um instrumento útil na disseminação científica do tema hipertensão arterial e também para a captação de novos sócios para o departamento.

A Dra. Andréa comenta que a criação de uma página mais atrativa e de conteúdo mais dinâmico passará a ser viável para a comercialização de banners com a indústria farmacêutica o que poderia através destes recursos captados financiar a contratação desta pessoa para trabalhar/gerenciar a página. O Dr. Flávio concorda com a idéia de remuneração para este cargo argumentando que esta pessoa teria entre outras funções a organização do – artigo científico do mês – MAPA/MRPA do mês – criação de um banco de slides para os sócios do DHA – divulgação de teses defendidas na área, etc., e que sendo um cargo remunerado teria a contrapartida de ser cobrado pelos resultados desejados.

A Dra. Andréa propõe que esta pessoa seja escolhida pela diretoria e que a comercialização de espaços na página do DHA fique a cargo da diretoria.

Foi ainda sugerido pelo Dr. Flávio em acordo com os participantes da reunião a elaboração de um documento com as metas e objetivos deste “Web Editor” e que este documento seja divulgado para definir os candidatos ao cargo. Os Drs. Marcus Malachias e Passarelli propõem que este contrato tenha duração de 01 ano. foi proposto ainda que seja solicitado ao Eduardo Manhães que auxilie na elaboração deste contrato / documento e que o setor de informática da SBC seja utilizado neste projeto. Por fim ficou estipulado na reunião que este cargo terá uma remuneração de 3.000,00 reais.

O tópico seguinte abordado na reunião foi o Simpósio de Hipertensão em 2007, a Dra. Andréa comenta que já foram captados 330.000,00 reais com a indústria farmacêutica, mas este valor ainda não cobre as despesas previstas para o evento. A Dra. Andréa comenta ainda que várias sugestões foram enviadas pela comissão científica superando a expectativa da comissão.

Na seqüência a Dra. Andréa solicita a revisão do item 7.1 – página 14 do regimento interno do DHA que está sendo elaborado de acordo com o regimento da SBC. Sugere retirar o termo PODERÁ AUTORIZAR por AUTORIZARÁ. A Dra. Andréa comenta ainda que alterações mais expressivas do regimento deveriam ser avaliadas em um assembléia. Comenta ainda que este estatuto deve ser elaborado sem entretanto abalar a autonomia dos departamentos da SBC. O Dr. Passarelli sugere que o item seja modificado para O DHA TERÁ AUTONOMIA DE ASSUMIR COMPROMISSOS DESDE QUE OS MESMOS NÃO ULTRAPASSEM OS LIMITES COMPATÍVEIS COM A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DO DEPARTAMENTO.

Ficou definido que a Dra. Andréa irá conversar com o Eduardo Manhães sobre estas questões.

Outro tópico abordado foi o livro Hipertensão, a Dra. Andréa referiu ter reclamado com a Elsevier uma maior divulgação do livro. A Elsevier relatou que adotará uma conduta mais agressiva no que se refere a divulgação e ainda que já foram comercializados 400 exemplares do livro que foram vendidos À Sankyo Pharma e outros 320 livros foram vendidos em eventos médicos. A Elsevier também afirmou o interesse em reimprimir o livro e com relação a este assunto a Dra. Andréa ressalta a necessidade de programar a 2º edição do livro. Ficou definido por todos os presentes à reunião que os editores deveriam permanecer os mesmos para que a identidade do livro seja preservada e também por ser esta a conduta correta frente ao trabalho desenvolvido por esta equipe no desenvolvimento do livro.

Outro tema discutido na reunião foi o relato da reunião ocorrida em Brasília junto ao ministério da saúde e ao SESI com o objetivo de programar as atividades do DHA em parceria com estas instituições. Neste momento foi levantada a questão ocorrida após a elaboração pelo Ministério da Saúde de uma cartilha que será divulgada para os médicos do sistema único de saúde, entretanto alguns pontos abordados nesta cartilha diferem dos publicados na V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. A Dra. Andréa refere ter reclamado ao Ministério da Saúde sobre estas diferenças. A Dra. Andréa terá uma reunião com o novo ministro da saúde, que é do Rio de Janeiro, em abril de 2007, mas de qualquer forma a cartilha será divulgada.

O tópico seguinte foi com relação a carta da CELEP questionando a metodologia da elaboração da V DBHA bem como o porquê do documento ter sido publicado na Revista International Journal of Atherosclerosis antes dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia. A Dra. Andréa, o Dr. Marco Mota e o Dr. Décio Mion receberam esta carta, e em conseqüência destes questionamentos resultou o atraso na publicação nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Foi consenso dos presentes a necessidade do DHA defender a metodologia e a seriedade do trabalho desenvolvido.

Em seguida tratou-se da programação da Revista Brasileira de Hipertensão para 2007, com uma estimativa de 15.000 exemplares de tiragem e na seqüência o Dr. Marcus Malachias relatou as atividades que estão sendo desenvolvidas junto às regionais do DHA, diversos eventos científicos estão sendo programados pelas regionais para 2007 e definiu-se que o DHA apoiará cientificamente, mas não financeiramente, estes eventos. o Dr. Marcus sugeriu que fosse elaborada uma programação científica forte para a realização de eventos em todo o Brasil, em parceria com a indústria farmacêutica. o Dr. Passarelli relatou que 22 confrarias da hipertensão estão programadas junto à Torrent para este ano e que esta participação da Torrent deveria ser ampliada. Outros participantes da reunião manifestaram que nada impede a tentativa de implementação de novas confrarias e que se necessário este apoio poderá ser buscado junto a outras indústrias farmacêuticas.

Finalmente o Dr. Weimar prestou contas do balanço financeiro do 3º Simpósio Nacional de Hipertensão referindo que o evento resultou em um lucro de 72.000,00 reais, dos quais 52.928,00 já estão disponibilizados na conta do DHA e que o valor restante se refere a depósitos ainda não realizados (Secretaria de Saúde do Estado de Goiás) e a alguns já feitos, mas ainda em processo de localização e transferência para a conta do DHA. O Dr. Weimar referiu por fim que o DHA dispõe neste momento de saldo de 401.182,00 reais.

Sem outros assuntos a serem abordados neste momento, Dra. Andréa encerrou a reunião, agradecendo mais uma vez a presença de todos.

Versão em PDF, clique aqui.
 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 23/01/2025 | Sociedade Brasileira de Cardiologia |
tecnologia@cardiol.br
 Busca