Turismo

Conheça Florianópolis!


Descubra porque Florianópolis é chamada de Ilha da Magia.

As belezas naturais de Florianópolis encantam a todos. O arquipélago é formado por 46 ilhas. 32 pertencentes ao município, com mais de 100 praias distribuídas pelas ilhas e o continente. Além de muitas outras atrações, como a agitada Lagoa da Conceição e a tranquila Lagoa do Peri, o tradicional Centro Histórico, a movimentada Avenida Beira-Mar, os bucólicos bairros de estilo açoriano de Santo Antônio de Lisboa e do Ribeirão da Ilha e as imponentes fortalezas coloniais. Sem falar nos museus, igrejas, teatros e do cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz.

A capital de Santa Catarina reúne mistérios e lendas a mais de 6 mil anos, com as artes rupestres, passando pelos registros indígenas, até chegar nos contos e lendas de bruxas e magias de Franklin Cascaes, contatos pelos antigos moradores da região.

A cidade tem uma costa de 172 km bem recortada, que contorna os 54 km de comprimento e 18 km de largura, num total de 433 km², divididos entre ilha e continente.

Fundação: 23 de março de 1726
Área: 436,5 km²
Elevação: 3m
População: aproximadamente 470.000 habitantes


Conheça os principais pontos turísticos



Ilha do Campeche
Sul da Ilha, em frente à Praia do Campeche.

Acesso por embarcações a partir dessa praia (10min), da Armação (45min), ou da Barra da Lagoa (1h15min). A Ilha tem 1,5 mil metros de extensão norte-sul e 500 metros leste-oeste. Ao desembarcar na estreita Praia da Enseada, seja por um trapiche flutuante ou diretamente no mar raso, a cor azul das águas calmas salta aos olhos e combina com o verde exuberante dos morros.


Lagoa da Conceição
A 20 km do Centro, com acesso pela SC-404.

Vindo do aeroporto (a 13 km), acesso pelo Rio Tavares (SC-405). Se as praias dão vida à cidade, a Lagoa da Conceição é a própria alma da capital catarinense. Localizada no centro geográfico da Ilha, a Lagoa é o ponto de encontro de todas as tribos. Também é o lugar escolhido pelos hippies chics e jet setters para curtir os cafés e olhar a paisagem por trás dos óculos escuros.


Lagoa do Peri
Sul da Ilha, 22 km do Centro de Florianópolis.

Com espelho d’água de 5 quilômetros quadrados, a lagoa é excelente para o banho. O cenário encanta pelas belezas naturais. A sombra da vegetação é ideal para um piquenique, passeio ou repouso. Para as crianças, há um pequeno parque infantil.


Costa da Lagoa
Na parte norte da Lagoa da Conceição.

Há várias espécies de árvores, aves e animais que hoje são raros em outras localidades. Comunidade que preserva as raízes açorianas, a Costa da Lagoa só é acessível por barcos ou por trilhas a partir do Canto dos Araçás, do Monte Verde e de Ratones (ver Passeios - Trilhas). As embarcações saem de hora em hora do trapiche ao lado da ponte da Lagoa da Conceição, e o passeio leva em torno de 40 minutos.


Jurerê Internacional
Norte da Ilha, a 23 km do Centro, pela SC-401.

Além da natureza que emoldura o bairro residencial, Jurerê Internacional tem uma completa infraestrutura de serviços, de clubes noturnos a hotéis de luxo. Que tal um shopping a céu aberto? Em Jurerê, é possível conferir as vitrines das marcas renomadas e, ao mesmo tempo, sentir a brisa do mar.


Santo Antônio de Lisboa
Rumo ao Norte da Ilha, a 13 km do Centro, pela SC-401.

Contornando o viaduto de Santo Antônio até a Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, que dá acesso ao bairro. Para quem gosta de conhecer os sabores típicos e tradicionais dos lugares, experimentar as opções de Santo Antônio de Lisboa é uma boa pedida.


Ribeirão da Ilha
Sul da Ilha, a 36 km do Centro de Florianópolis.

Acesso pela Via Expressa Sul, seguindo pela SC-405. O Ribeirão da Ilha é formado por um conjunto de pequenas praias, sendo que a mais extensa tem uns 700 metros. Abrigou a primeira comunidade indígena (carijós) de Florianópolis. Seu nome deriva do pequeno rio que passa pelo local. É famoso por suas ruas estreitas e casarões coloniais, de fachadas coloridas, ideais para um passeio a pé.


Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Ilha de Anhatomirim, Baía Norte.

Projetada para ser a principal fortificação do antigo sistema de defesa da Ilha de Santa Catarina, a Fortaleza de Anhatomirim em nada ajudou durante a invasão espanhola de 1777 por um simples motivo: os invasores não entraram com seus navios pela Baía Norte, preferindo desembarcar em Canasvieiras, e fazer o trajeto a pé até a sede da antiga Desterro.


Ponte Hercílio Luz
Rua Jornalista Assis Chateaubriand, 70, Centro.

Elo de integração da Capital com o restante do Estado, a ponte pênsil de aço (que tem um peso total de 5 mil toneladas) serviu à população de forma ininterrupta até o dia 22 de janeiro de 1982, quando sofreu a primeira interdição por causa da deterioração das barras de olhal.


Centro Histórico
Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro.

Uma Babel com hora para abrir e (nem tanto) para fechar. Eis o Mercado Público de Florianópolis, com suas lojas de calçados, aviamentos, panelas e louças, vestuário, papelaria, decoração, artesanato, hortifrutigranjeiros, cereais, bugigangas para todos os usos e serventias, bancas de peixes, camarões, lulas, polvos, ostras e o que mais o mar tem a oferecer.

Transportes

Portal de Mobilidade Urbana de Florianópolis.
Para informações de linhas e horários clique aqui.


Terminal Rodoviário Rita Maria

Operando com rotas para todo o Brasil, o Terminal Rodoviário Rita Maria realiza embarque, desembarque e venda de passagens intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Localização: Avenida Paulo Fontes, 1101
Telefone para contato: (48) 3212-3100


Rádio Táxi

Telefone para contato: (48) 3240-6009


Esportes

Esportes aquáticos como o Surf, Vela, Kite Surf e Wind Surf tem como point o Riozinho no Campeche e Lagoa da Conceição. Sandboard, arvorismo, mergulho, tirolesa, montain bike e vôo livre são outros esportes em destaque em Florianópolis. Operadoras especializadas são a melhor opção para você saber exatamente quanto e onde praticar as atividades nos melhores destinos.


Praias

Florianópolis tem praias de todos os tipos, para todos os gostos: das mais badaladas como Jurerê Internacional e Praia Braba (Norte de Ilha) e o Riozinho no Campeche, até as mais selvagens e intocadas como Naufragados, Solidão e Lagoinha do Leste (Sul da Ilha). Há praias ideias para o Surf como Joaquina, Campeche, Mole, Barra da Lagoa e Moçambique (Leste da Ilha).


Entretenimento, Eventos

O The New York Times apontou Florianópolis como um dos melhores destinos para festas do mundo. No verão acontecem os famosos sunsets, festas durante o dia que são tradicionais nos postos da praia de Jurerê Internacional e Praia Mole. No Centro, Beira-Mar Norte e Lagoa, o agito acontece o ano todo.


Para saber mais sobre a cidade, gastronomia, cultura e lazer CLIQUE AQUI e descubra todos os encantos da ilha da magia.


Fonte - http://www.vivendofloripa.com.br/home/